Entre as melhorias, o plano visa o aumento de 10% de regência de classe em sala de aula e a progressão da tabela para os professores com mais de 20 anos de serviço
O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin assinou nesta quinta-feira (2), o Plano de cargos, carreira e remuneração dos professores do magistério público do município. O ato foi realizado na escola Municipal Cristo Rei e contou com a presença da vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretário de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Maria Bárbara Teixeira Righetto e seus integrantes, professores e diretores.
O plano integra o quadro pessoal, estrutura organizacional de carreiras, tabela salarial e a progressão funcional especificados em 46 artigos que regem a lei. Entre as melhorias, o plano visa o aumento de 10% de regência de classe em sala de aula e a progressão da tabela para os professores com mais de 20 anos de serviço que, até então, estavam no final da tabela, e que agora passarão a progredir com a criação dos novos níveis. Os professores com mestrado também são beneficiados, como também, as professoras efetivas nomeadas para o cargo de diretora que passarão a receber uma gratificação conforme o número de alunos. A lei visa ainda a hora atividade do professor fora da sala de aula, entre outros benefícios.
Para o prefeito, Ademir Magagnin desde o ano o Governo esta trabalhando com um diálogo franco e sincero. “Nós conseguimos um aumento de 36% para a educação. Para nós isso é uma satisfação, pois estamos contribuindo na valorização dos profissionais e para que algo fique marcado na vida escolar. Nossa administração considera a educação uma peça chave para o desenvolvimento da cidade como um todo, por isso os altos investimentos nesta área. Tudo isso que assinamos é um grande avanço e um compromisso que vem como forma de merecimento, pois a gente observa o quanto a nossa educação tem sido de bom nível”, ressalta.
A vice-prefeita parabenizou a todos pelo trabalho, destacou os índices no Ideb e mais essa conquista para os professores. “Isso tudo é um processo. Os professores estão fazendo um trabalho fantástico. Lutamos muito por este plano e por meio dele estamos beneficiando todos os professores”, afirma Aninha.
Para a presidente do Sindicato esta solenidade é o reflexo de uma longa história de muitos anos travada pelo sindicato e trabalhadores. “Tivemos vários momentos. O desejo era grande, mas dependíamos do prefeito para concretizar tudo isso. Se não fosse o empenho do prefeito, da vice, secretaria que desde o ano passado se interessaram pela causa, nós não conseguiríamos esse plano. Só temos a agradecer”, declarou Bárbara.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt