Educação

Professores da Esucri encerram pós-graduação em Metodologias Ativas com troca de experiências e resultados positivos

Segundo a professora de Políticas de Inclusão do curso piloto, Daniela Chagas, os encontros serviram para trazer a uma formação consistente aos educadores do ensino superior

Divulgação

Ensinar com qualidade relacionando teoria e prática de forma descontraída. Este foi o objetivo das Faculdades Esucri em 2019, quando a instituição inovou oferecendo aos seus professores da graduação um curso exclusivo com foco em projetos interdisciplinares: a pós-graduação em Metodologias Ativas. Neste mês, os docentes de diversas áreas da educação na Esucri concluíram a especialização.

Segundo a professora de Políticas de Inclusão do curso piloto, Daniela Chagas, os encontros serviram para trazer a uma formação consistente aos educadores do ensino superior. “As aulas tiveram como foco a abordagem de estratégias de ensino baseadas em metodologias ativas, dinâmicas, com forte aparato na apresentação do conteúdo científico com comunicação e atividades que potencializam o aprendizado”.

A especialização contou com disciplinas como negociação e gestão de conflitos, gamificação educacional e avaliação de aprendizagem. Os docentes ainda elaboraram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Os alunos tiveram várias disciplinas com renomados professores do Brasil que compartilharam metodologias e experiências diversas de ensino, pesquisa e extensão como compromisso da educação superior. Com o sucesso, serão abertas novas turmas em breve”, complementou.

Mesmo com adiamentos por conta da pandemia, a especialização teve a duração de 18 meses. A professora do curso de Administração, Maura Regina Mendonça, foi uma das que realizou a pós-graduação. “A qualificação dos professores que lecionaram nesta pós proporcionou também grande riqueza: profissionais de alto nível, comprometidos e engajados com a educação, contribuindo com uma extensa troca de experiências, saberes e propósitos. A possibilidade de integração com os outros professores também é bacana, uma vez que esta integração permitiu nossa aproximação, e ainda nossas ações em prol da interdisciplinaridade”, disse.

Outra professora que também frisou sobre essa troca de experiências foi Graziele Milioli, docente dos cursos de Enfermagem e Nutrição. “O curso nos faz refletir sobre nossas práticas, apresentando novas metodologias, novas formas de ensinar e então vamos pensando naquilo que se encaixa dentro da nossa área. Além de compartilharmos experiências com professores de diferentes áreas da instituição, enriquecendo ainda mais nossa bagagem”.

Conhecido na instituição por aplicar em suas aulas conceitos de metodologias ativas como Avaliações Baseadas em Problemas (ABP), o professor do curso de Sistemas de Informação, Arildo Sônego, também aprovou o curso. “Foi excelente a maneira em que foi conduzido. Apesar de já aplicar algumas técnicas, aprendi novas que com certeza vou executar nas minhas aulas”, ressalta.

Já no curso de Psicologia, o professor Paulo de Tarso também utiliza um exemplo de metodologia, a gamificação através da plataforma Classcraft. “O aprendizado é mais fácil e gostoso quando nos divertimos. Muitos conteúdos vistos no curso trouxeram clareza na forma de produzir minhas aulas. A pós abriu caminhos para descobrir como criar aulas mais dinâmicas, divertidas e assim, facilitar o aprendizado dos alunos”.

“Aprendemos a tornar as aulas mais dinâmicas, no objetivo de tornar o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem. A técnica de sala de aula invertida, inúmeros métodos diferentes, questões como mediações de conflitos, como administrar, como agir. Adquirimos conhecimentos muito ricos, voltando a ser estudantes”, concluiu o professor do curso de Direito, Fernando Martinhago.

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