A ideia, portanto, foi levar os pequenos a colocarem a mão na massa, ou melhor, na terra, incentivando-os a terem hábitos saudáveis, prezando por uma alimentação de qualidade
Trabalhar nas salas de aula com o público infantil requer do professor dedicação, adaptação ao universo das crianças e usar a criatividade para chamar a atenção dos pequenos. Na Instituição de Educação Infantil Zilda Búrigo Bosa, em Cocal do Sul, a professora Rosana Possamai Guollo trabalhou de forma diferente ao longo do mês de abril, com a turma do nível II, os temas Páscoa e Dia do Livro.
Com o objetivo de proporcionar momentos prazerosos e contribuir para o desenvolvimento infantil, a professora utilizou atividades diferentes com as crianças a partir da leitura do livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, da autora Ruth Rocha. Rosana abordou diversas situações do cotidiano infantil, incluindo o hábito de uma alimentação saudável.
A ideia, portanto, foi levar os pequenos a colocarem a mão na massa, ou melhor, na terra, incentivando-os a terem hábitos saudáveis, prezando por uma alimentação de qualidade. “As crianças ficaram encantadas em conhecer e poder plantar mudas de couve (comida preferida do coelho da história), e ainda ficaram muito felizes em levar para casa mudas da planta”, comenta a professora que esteve junto das crianças.
O exemplo da escola pode ser enriquecido ao aumentar, gradativamente, atividades como essa no cotidiano dos alunos, com a intervenção dos professores que seguem na busca de projetos em que as turmas também trabalhem em conjunto. “Ser professor é adaptar-se, moldar-se, abraçar a realidade e fazer dela algo significativo”, frisa diretora da instituição, Anne Meiry da Silva.
A ideia é seguir com atividades lúdicas como essa com as crianças, proporcionando conhecimento e diferentes experiências. “O aprendizado acontece de fato, quando conseguimos unir a integração e as vivências, produzindo importantes experiências”, declara Anne.