Educação

Professora da Unesc traz experiências de visita ao Equador e Colômbia

O sistema de transporte público integrado e o programa de recuperação urbanística e ambiental, além da percepção de cidades limpas, com vida cultural intensa e belos patrimônios históricos, chamaram a atenção da professora da Unesc Natália Martins Gonçalves, que esteve recentemente no Equador. No país latino-americano Natália apresentou seu estudo sobre a “Acessibilidade e inclusão social: a educação em questão” no 17º Congresso Latino-americano de Transporte Público e Urbano.




Segundo ela, foi uma surpresa enorme conhecer o Equador, já que o país está em franco desenvolvimento e é impressionante o volume de investimentos feitos na região das principais cidades, em infraestrutura de transportes e na produção. Durante o Congresso a professora pôde conversar com várias pessoas de diversas Universidades e do governo equatoriano, passando por cidades como Guayaquil, Cuenca e Quito, e conhecendo a realidade local.

Estudo recebe elogios

Conforme a professora, o encontro foi excelente e sua apresentação foi bem aceita pelos participantes que lhe pediram para enviar mais materiais sobre o assunto, de coautoria das professoras Maria Helena Meller e Ághata July Goularte Patrício. O Congresso contou com a presença de profissionais, técnicos e pesquisadores de diversos países da América Latina, EUA e Europa.

Seminário na Colômbia

A professora Natália Gonçalves também teve a oportunidade de participar de um seminário em Bogotá, na Colômbia. O seminário foi apresentado pelo professor doutor Horacio Torres Sanchez, da UNAL (Universidad Nacional de Colômbia). Além disso, a professora visitou também a Transmilenio (Sistema de Transportes Públicos de Bogotá), além do Instituto de Desenvolvimento Urbano e o Fondo de Prevención Via, que é uma fundação para segurança viária da Colômbia.