A prefeitura de Nova Veneza, através da Secretaria de Educação, e em parceria com a Policia Militar, formou na noite de sexta-feira (6), 250 alunos das escolas públicas municipais e estaduais do município que frequentaram o Programa Educacional de resistência às drogas e à violência (Proerd). O evento reuniu mais de 500 pessoas no Ginásio Alfredo Bortoluzzi.
O projeto tem por objetivo ensinar e prevenir o uso de drogas, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades. Na solenidade as crianças se divertiram com o boneco Darem, mascote da campanha do Proerd. Alunos foram premiados com o boneco e houve sorteio de três bicicletas.
Participaram do evento o prefeito Evandro Gava, o vice-prefeito Zé Spilere, a secretária de educação, Carmen Malgarise, o comandante da 6ª região de Polícia Militar, Coronel Ed’Oner Paes Sá, o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Ranacoski, e demais autoridades.
Aluno 1 milhão do Proerd
Depois de 15 anos de implantação, o Proerd alcançou neste ano a marca de um milhão de crianças e adolescentes formados pelo programa. E é de Nova Veneza o aluno que completou essa marca histórica no Estado. Guilherme Bortolotto Peritto, da Escola Julieta Torres Gonçalves, do Distrito de São Bento Baixo, foi o contemplado e participou recentemente do seminário estadual do Proerd, na cidade de Itá. O Proerd foi iniciado em Santa Catarina em 1998, mas foi implantado em Nova Veneza apenas em 2004. Na cidade, o programa de prevenção às drogas é coordenado atualmente pelo policial Juliano Severo de Freitas.
Colaboração: João Manoel Neto
[soliloquy id=”49496″]