Ligados à Áurea Alimentos, indústria sediada em Braço do Norte, são mais de 170 produtores de leite de quatro municípios serranos e sete do sul catarinense.
Santa Catarina chegou ao patamar de quarto produtor de leite do país, desbancando o estado de Goiás, de acordo com o último levantamento do IBGE, realizado em setembro de 2017 com dados de 2016. Segundo a pesquisa, enquanto a produção de leite nacional caiu 2,9% em 2016, Santa Catarina teve um crescimento de 1,76%. O Sul e a Serra de Santa Catarina fazem parte deste contexto e a produção de doce de leite é que vem impulsionando a cadeia leiteira destas regiões.
Ligados à Áurea Alimentos, indústria sediada em Braço do Norte, são mais de 170 produtores de leite de quatro municípios serranos e sete do sul catarinense. Levando em conta qualidade e custo, a Áurea concentra toda sua compra desta matéria-prima nos municípios próximos, impulsionando uma cadeia que envolve cerca de 650 pessoas. Para a produção de doce de leite, carro-chefe da empresa, além de outros alimentos como leite condensado, a Áurea consome diariamente mais de 40 mil litros de leite e 35 mil litros de soro de leite.
O controle de qualidade da matéria-prima é rígido e começa no campo. Técnicos agrícolas visitam todas as propriedades ligadas à áurea Alimentos e acompanham a produção do leite. Ao chegar in natura na indústria, o alimento passa por análises para verificar se está dentro dos padrões exigidos pela empresa. A supervisora de Controle de Qualidade, Aline Felipe Lorenzoni, explica que a recepção do leite e a análise dele formam um dos principais momentos da produção de lácteos. “Como o leite é uma das matérias-primas principais, toda a qualidade do produto final vai depender dele”, afirma.
Com 75% de sua produção voltada ao segmento de food service, setor responsável pela transformação de alimentos, a Áurea entende sua responsabilidade na cadeia leiteira do estado. “Esta integração com o produtor é fundamental e a gente preza muito por isso. A Áurea movimenta a economia da região e se a empresa crescer, essa cadeia acaba crescendo”, afirma o diretor comercial Marcel Felipe.
Colaboração: Alfa Comunicação Empresarial