Economia

Produção de doce de leite impulsiona cadeia leiteira do Sul e Serra de Santa Catarina

Ligados à Áurea Alimentos, indústria sediada em Braço do Norte, são mais de 170 produtores de leite de quatro municípios serranos e sete do sul catarinense.

Foto: Divulgação/Alfa Comunicação Empresarial

Santa Catarina chegou ao patamar de quarto produtor de leite do país, desbancando o estado de Goiás, de acordo com o último levantamento do IBGE, realizado em setembro de 2017 com dados de 2016. Segundo a pesquisa, enquanto a produção de leite nacional caiu 2,9% em 2016, Santa Catarina teve um crescimento de 1,76%. O Sul e a Serra de Santa Catarina fazem parte deste contexto e a produção de doce de leite é que vem impulsionando a cadeia leiteira destas regiões.

Ligados à Áurea Alimentos, indústria sediada em Braço do Norte, são mais de 170 produtores de leite de quatro municípios serranos e sete do sul catarinense. Levando em conta qualidade e custo, a Áurea concentra toda sua compra desta matéria-prima nos municípios próximos, impulsionando uma cadeia que envolve cerca de 650 pessoas. Para a produção de doce de leite, carro-chefe da empresa, além de outros alimentos como leite condensado, a Áurea consome diariamente mais de 40 mil litros de leite e 35 mil litros de soro de leite.

Foto: Divulgação

O controle de qualidade da matéria-prima é rígido e começa no campo. Técnicos agrícolas visitam todas as propriedades ligadas à áurea Alimentos e acompanham a produção do leite. Ao chegar in natura na indústria, o alimento passa por análises para verificar se está dentro dos padrões exigidos pela empresa. A supervisora de Controle de Qualidade, Aline Felipe Lorenzoni, explica que a recepção do leite e a análise dele formam um dos principais momentos da produção de lácteos. “Como o leite é uma das matérias-primas principais, toda a qualidade do produto final vai depender dele”, afirma.

Com 75% de sua produção voltada ao segmento de food service, setor responsável pela transformação de alimentos, a Áurea entende sua responsabilidade na cadeia leiteira do estado. “Esta integração com o produtor é fundamental e a gente preza muito por isso. A Áurea movimenta a economia da região e se a empresa crescer, essa cadeia acaba crescendo”, afirma o diretor comercial Marcel Felipe.

Colaboração: Alfa Comunicação Empresarial

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.