Economia

Procon orienta sobre suspensão e rescisão contratual de internet por falta de pagamento

Divulgação

A suspensão e a rescisão contratual por falta de pagamento pode ser feita pela Anatel, segundo a Resolução nº 632/2014. As operadoras podem suspender parcialmente o serviço, diminuindo a velocidade, ou até mesmo realizar a suspensão total (cortar a internet por falta de pagamento).

O Procon de Tubarão apresenta algumas orientações quanto aos prazos em que a inadimplência pode levar a suspensão do serviço ao consumidor.

Confira:

  • 15 dias após notificação: a prestadora poderá suspender parcialmente o provimento do serviço, com redução da velocidade contratada (Art. 90 da Resolução nº 632/2014);
  • 30 dias após o início da suspensão parcial: a prestadora poderá suspender totalmente o provimento do serviço. Neste caso, é vedada a cobrança de assinatura ou qualquer outro valor referente à prestação de serviços (suspensão total) (Art. 93 da Resolução nº 632/2014);
  • 30 dias após o início da suspensão total: a prestadora poderá desativar definitivamente o serviço prestado ao consumidor e rescindir o contrato de prestação do serviço. Apenas depois da rescisão do contrato é que a prestadora poderá incluir o registro de débito em sistemas de proteção ao crédito, desde que encaminhe para o consumidor o comprovante escrito da rescisão, no prazo máximo de sete dias (Art. 97 Resolução nº 632/2014).

Caso o consumidor pague o débito, a prestadora deve reestabelecer o serviço em no máximo 24h, começando a contagem a partir da efetivação da quitação do débito, ou inserção de créditos. Sobre o valor devido por inadimplemento, poderá incidir multa não superior a 2%, correção monetária e juros de mora não superiores a 1% ao mês.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621 – 9818 ou no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br.

Notícias Relacionadas

Tabela de preço sobre o GNV é divulgada pelo Procon de Tubarão

Empresa de formaturas é alvo processo administrativo instaurado pelo Procon de Tubarão

Procon notifica postos de combustíveis de Tubarão sobre redução do GNV

Procon alerta consumidores sobre empresa localizada em Tubarão apontada por aplicar golpes de criação de sites