Economia

Procon de SC pede explicações ao Banco do Brasil sobre mudanças

No Sul e parte da Serra, nove agências serão transformadas em postos de atendimentos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Procon de Santa Catarina informou que vai emitir ainda nesta terça (22) um ato de notificação à Superintendência Regional do Banco do Brasil. O Procon-SC informou que quer detalhes sobre as medidas de reestruturação do banco no estado, anunciadas em todo o país no domingo (20).

Conforme o banco, em Santa Catarina, 37 agências serão fechadas e outras 45 serão transformadas de unidades para postos de atendimento. O banco afirma que as atividades não serão comprometidas.

De acordo com diretor estadual do Procon, Maycon Baldessari, a notificação será entregue na tarde desta terça. "As medidas efetivas do Procon serão feitas a partir do momento em que recebermos o detalhamento do banco. Pode vir a ser uma ação civil pública ou outro instrumento jurídico caso impacte a população", disse Baldessari.

O Procon vai solicitar a relação completa de cidades e agências que serão fechadas e transformadas em postos de atendimento, o plano de comunicação das mudanças que será divulgado aos clientes, além de quais medidas efetivas serão feitas para evitar possíveis sobrecargas de atendimento, como filas.

Banco diz que não haverá impacto

Ainda no domingo (20), o banco disse em nota que "as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua". No estado, permanecem 255 agências e 171 postos de atendimento.

Também será feito um plano extraordinário de aposentadoria incentivada. Dos 4.836 funcionários em Santa Catarina, 640 fazem parte do público potencial de aposentadoria, que prevê adesão voluntária.

Conforme o banco, no Brasil, 402 agências serão desativadas e 379 serão transformadas em postos de atendimento. As ações devem ser implementadas ao longo de 2017.

As agências que virarão postos de atendimento no Sul de Santa Catarina são: Bom Jardim da Serra, Criciúma (Distrito do Rio Maina), Maracajá, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Tubarão (Oficinas).

Com informações do G1 SC