Geral

Procon de Criciúma orienta consumidores para o Dia das Crianças

Foto: G1

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma listou uma série de orientações para que os consumidores não errem no momento da compra de presentes para o Dia das Crianças, comemorado na quinta-feira (12). A iniciativa visa contribuir para que a comunidade possa aproveitar o feriado com tranquilidade, sem se preocupar com transtornos que podem ser gerados na aquisição de produtos e serviços.

Segundo o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, fatores como pesquisa de preços, escolha com antecedência e previsão de orçamento são fundamentais para realizar uma boa compra. “O comprador deve examinar o produto antes de comprá-lo. Se for um brinquedo eletrônico, é fundamental que peça ao vendedor que coloque o produto para funcionar na sua presença. Em mercadorias que requerem manual de instrução ou de montagem, o cliente deve verificar se o documento está em língua portuguesa”, explica.

Muitos acidentes são causados devido a ferimentos provocados por brinquedos. Conforme Santos, é importante observar a qualidade e a segurança oferecida pelo item escolhido. “O consumidor deve verificar se o produto tem o selo de segurança do Inmetro, que indica que a peça foi fabricada e comercializada de acordo com as normas técnicas e regulamentos vigentes. Esta marca é obrigatória nas mercadorias”, ressalta.

O coordenador ainda lembra que é imprescindível solicitar a nota fiscal do produto. “A nota fiscal é o documento que será utilizado em caso de reclamações no Procon. Se houver um problema, é importante que o consumidor tente solucionar com o lojista primeiro, mas se não haver acordo, deve se dirigir até a sede do Procon de Criciúma, situado na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas através do telefone (48) 3445-8522. O nosso horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h”, relata.

O Procon de Criciúma também possui um site com informações e orientações que podem ser fundamentais aos consumidores, além do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que contém a legislação de proteção e defesa do consumidor. A página pode ser acessada através do link www.criciuma.sc.gov.br/procon.

Colaboração: Émerson Justo – Decom Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas