Geral

Procon de Criciúma emite nota técnica sobre cancelamento de viagens devido ao Corona Vírus

Em casos de destinos aos países com infecção confirmada, o consumidor deve solicitar o cancelamento ou a remarcação sem arcar com multas previstas contratualmente.

Divulgação

Com o intuito de defender o consumidor, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma emitiu uma nota técnica sobre o cancelamento de viagens devido ao Corona Vírus. Agora, aqueles que forem viajar com destino aos países com infecção confirmada, deverão solicitar o cancelamento ou a remarcação sem arcar com multas previstas contratualmente.

A decisão foi tomada em virtude de que, além da China, outros 15 países já possuem casos confirmados. Além disso, é prática habitual nas contratações que envolvam serviços de pacotes turísticos, a previsão de cobranças a título de cláusula penal para o cancelamento ou remarcação de tais serviços.

“A nossa preocupação é no sentido de defender o consumidor que por ventura venha ser prejudicado por algum cancelamento em cima da hora, em voos ou pacotes turísticos na China. É também auxiliar nos cancelamentos desses mesmos serviços às pessoas que desistirem da viagem com medo do Corona Vírus, pois no país de origem está declarado situação de emergência e um estudo da ONU poderá ser declarado situação de emergência global”, comentou o coordenador do Procon, Gustavo Colle.

O Procon enfatiza ainda que não será em todo e qualquer cancelamento que será legalmente possível a não incidência de multa rescisória e sim nos casos em que houver risco na prestação do serviço contratado. Neste caso, se a empresa se negar a compor uma solução, o consumidor deverá recorrer ao Procon de Criciúma para o devido processamento administrativo, visando à busca de uma composição entre as partes envolvidas, com o objetivo de minimizar os prejuízos aos consumidores.

Colaboração: Comunicação Procon

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Procon fecha dois postos que vendiam gasolina adulterada em Laguna

O órgão interditou os estabelecimentos nesta quinta-feira (4), e irá solicitar à Secretaria da Fazendo a suspensão do alvará de funcionamento por cinco anos.