O Procon de Florianópolis divulgou nesta quinta-feira (27) já ter emitido 250 autuações a agências de quatro bancos da capital em 2015, número que corresponde a uma média de 31 autos de infração por mês. Todos foram autuados por ultrapassarem o tempo máximo de espera de usuários pelo atendimento de caixas, previsto pela lei municipal nº 699/02, conhecida com Lei das Filas, que é de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado.
De acordo com a Procon, dos quatro bancos, o Bradesco foi o que mais recebeu autos de infração, com 112, seguido do Itaú, com 70, o Santander, com 41, e o HSBC, com 27.
No ano passado, foram 396 autuações a bancos, 28,29% a mais do que em 2013, quando foram expedidos 284 autos de infração. O órgão faz fiscalizações mensais, de forma aleatória, em agências de todos os bancos públicos e privados do município.
Bancos fechados
Entre janeiro e julho, duas agências bancárias, do Itaú e do Santander, foram fechadas por 48 horas, através de medidas cautelares impostas pela Secretaria de Defesa do Consumidor deFlorianópolis.
Conforme o Procon, em fiscalizações a que foram submetidas – realizadas nos dias 14 de janeiro e 8 de maio no Itaú, e no dia 7 de maio no Santander -, o Procon expediu mais de 55 autos de infração pela demora no atendimento, e os estabelecimentos bancários não manifestaram em suas defesas. Foi determinado o pagamento de R$ 200 mil para o Itaú e R$ 350 mil para o Santander.
Com informações do site G1 SC