Milhares de fiéis participaram de um dos mais tradicionais eventos católicos em Tubarão: a procissão do Senhor dos Passos. A solenidade ocorreu ontem, seguida de celebração de missa na Catedral Diocesana.
A Solenidade de Passos ocorre há 126 anos e reúne milhares de fiéis. A procissão, que remete ao encontro de Jesus com Maria, iniciou na igreja matriz São José Operário, de Oficinas, seguindo até a Catedral. Os católicos que saíram de Oficinas carregaram a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Um outro grupo saiu da Catedral, pelas ruas do Centro da cidade, carregando a imagem do Senhor dos Passos. As duas imagens se encontraram na Catedral de Tubarão, onde ocorreu o Sermão do Encontro, proferido pelo padre Lino Brunel, coordenador diocesano da pastoral. O encontro ocorreu com o Canto de Verônica.
Para a dona de casa Verônica Nogueira, a procissão é um momento de renovação. “Sempre participo com minha família. É uma procissão muito linda, cheia de emoção e nos faz sentir a vontade de seguir os passos de Jesus”, afirma ela, que participou com o marido e dois filhos.
Orlando de Souza, também da Cidade Azul, diz que as pessoas precisam, nos dias atuais, renovar a fé. “Este momento é para isso: para demonstrarmos nosso amor e fé a Deus. O mundo está precisando muito disso, pois aos poucos estamos esquecendo que a fé pode melhorar a nossa vida. E participar da procissão traz essa renovação da fé, de esperança e de amor”, diz o vendedor, que também participa todos os anos da solenidade religiosa.
Laguna e Imaruí
Em Laguna, a procissão com Nossa Senhora das Dores saiu da igreja do bairro Progresso e o Senhor dos Passos, da igreja matriz de Santo Antônio. O encontro ocorreu na Praça República Juliana, com procissão até a matriz. Já Imaruí promoveu a tradicional Festa do Senhor dos Passos.
Com informações do Jornal Diário do Sul