Tese teve como objetivo de estudo verificar a influência de um programa desenvolvido com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação no manejo das emoções interculturais manifestadas por alunos brasileiros e espanhóis.
Aconteceu no dia 9 de março na Universidade de Jaén, diante de um tribunal composto por cinco doutores renomados da Espanha, entre os quais três catedráticos reconhecidos por sua trajetória no mundo educacional europeu a defesa da tese de Doutorado da Pró-Reitora de Ensino de Graduação do UNIBAVE, profª. Marlene Zwierewicz.
Intitulada “Emociones Interculturales en Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA)” tese teve como objetivo de estudo verificar a influência de um programa desenvolvido com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no manejo das emoções interculturais manifestadas por alunos brasileiros e espanhóis que interagem por meio do Programa Intercultural e-Culturas.
Para a professora, agora Doutora, mesmo que o tempo de dedicação à escrita da tese tenha sido intenso, reduzindo horas destinadas ao lazer por alguns anos, os resultados foram muito significativos, ultrapassando os limites do estudo.
“Trabalhar com um conceito novo e se responsabilizar por sua definição e pela elaboração e aplicação de um programa que o levasse em conta em uma situação prática de ensino foi um grande desafio que foi compensado não somente pelos resultados da tese, mas também porque foi a partir deste Doutorado que pude compor uma rede de contatos internacionais que possibilitam ao Unibave ter atualmente convênios com países como a Espanha, Suécia, Peru, Argentina e Colômbia”, declara.
Rafaela Quarezemin Bussolo/UNIBAVE
[soliloquy id=”2604″]