Estudante do Colégio Universitário comenta como foi a prova desse domingo, dia 21
Segundo dados do Inep, cerca de 2,3 milhões de candidatos compareceram ao primeiro dia de provas do Enem 2021, que ocorreu nesse domingo, dia 21, em mais de 1,7 mil municípios. O estudante do Colégio Universitário Henrique Menegaz foi um dos participantes.
Inscrito no terceiro Enem, o jovem de 17 anos se preparou para a redação através das aulas dos professores da instituição, mas em especial da professora de Língua Portuguesa, Thamiris Dondóssola. O tema desta edição foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, assunto que, conforme o Ministério da Educação (MEC), é atual.
Na opinião do estudante, o tema foi tranquilo e acredita ter atingido um bom resultado. “O fato da professora ter focado bastante na estrutura de uma redação nota mil foi essencial. Eu usei a constituição para dissertar sobre o tema e outra dica dela, a retomada do tema na conclusão”, disse Henrique.
“Minhas teses foram a localização geográfica desprivilegiada e a desigualdade social. Também citei sobre a certidão de nascimento, que é de difícil acesso para pessoas que moram afastadas da zona urbana e que não tem o registro feito no hospital”, complementou.
O segundo dia de provas do Enem ocorre neste domingo, dia 28. os participantes irão resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas “Depois de muito treinar, vou usar a nota desta edição para entrar na graduação de Odontologia”, concluiu Menegaz.