Primeiro dia de competição define campeões de algumas categorias e trabalha a educação socioambiental e esportiva da nova geração do surfe.
O Circuito Surf Talentos Oceano, apresentado pela rede Mini Kalzone, finalizou, neste sábado (1), algumas categorias, na Praia da Vila, em Imbituba. As restantes serão encerradas neste domingo (2).
As categorias Femininas (Sub 12, Sub 16 e Open) e as Categorias Masculinas Petiz e Infantil já têm suas classificações. Além destas, também foram finalizadas as categorias Local e Master, que tiveram a definição dos Campeões do Circuito Surf Talentos e do Circuito Catarinense 2018.
Na categoria Petiz e Feminino Sub 12, os paranaenses de Matinhos Anuar Chiah e Gabriely Vasque confirmaram o favoritismo criado por terem vencido as três primeiras etapas, tornando-se campeões invictos do Circuito Surf Talentos Oceano 2018.
Já na categoria Feminino Sub 16, Ana Luiza Romão, de São Francisco do Sul, não teve o mesmo desempenho, ficando na segunda colocação nesta última etapa, após ter vencido as três primeiras. Ela perdeu a final para a atleta Yasmin Dias, de Garopaba. Ana Luiza já estava consagrada campeã da categoria por antecipação, pelo segundo ano consecutivo.
Completaram o pódio nestas categorias:
Petiz: 2° Lucas Costa; 3° Yuri Gabriel; 4° Enrico Malhado.
Feminino Sub 12: 2° Luara Mandeli; 3° Maria Amélia Autuori; 4° Luiza Rosa Teixeira.
Feminino Sub 16: 3° Kiany Hyakutake; 4° Ariela Andrade.
O Ranking Geral do Circuito Surf Talentos Oceano 2018 estava bastante disputado nas categorias Open Feminina e Infantil Masculina e o sistema de notas da SURFPRO ainda não revelou quem foram os grandes campeões destas categorias no Circuito.
Confira os resultados da etapa.
Open Feminina: 1° Manu Pacheco; 2° Yasmin Dias; 3° Ana Luiza Romão; 4° Rafaela Coelho.
Infantil Masculina: 1° Lukas Camargo; 2° Antônio Vitorino; 3° Gabriel Ogasahara; 4° Davi Glazer.
Como esta etapa também estava somando pontos para a final do Circuito SC TOUR da Fecasurf, foi realizada a categoria Master, tendo como resultado: 1° Márcio Leal; 2° Álvaro Bacana; 3° Fernando Santiago; 4° Riomar Rodrigues. Álvaro Bacana tornou-se tetracampeão catarinense com este resultado. A pedido da ASI (Associação de Surf de Imbituba), também foi realizada a categoria Local, que teve o seguinte resultado: 1° Riomar Rodrigues; 2° Moa Soares; 3° Caique; 4° Leonardo Barcelos.
Meio ambiente em foco
Como de praxe no Circuito Surf Talentos Oceano, que possui como patrocinador a Oceano Surfwear, uma marca com grande responsabilidade socioambiental, e o forte envolvimento do projeto Keep The Ocean Blue, foram realizadas ações socioambientais no dia, como produção de placas artesanais com o reaproveitamento de madeiras da praia, Gincana Consciente, Quiz de Educação Ambiental, exposição de resíduos coletados em limpezas de praia, explanação sobre microlixo e exposição de desenhos produzidos na ação de educação ambiental realizada na escola local Deputado Joaquim Ramos, além de organizar a coleta seletiva do evento. Foram oferecidos também EPIs para limpeza de praia voluntária.
Nesta etapa, as ações socioambientais tiveram o reforço e a parceria de duas Instituições da região, a Ecosurf (Núcleo SC) e o Monitoramento Mirim Costeiro, que ofereceram uma exposição sobre o oceano e a praia, além de realizar uma pesquisa sobre microlixo das areias da Praia da Vila com as crianças. Pelo trabalho de educação ambiental, as instituições são bastante reconhecidas e já conquistaram inúmeras premiações.
Outro trabalho muito premiado e que participou do evento foi a Escola de Surfe do Bananinha, que executa um trabalho de inclusão social muito antigo e eficaz no município. Leandro Elias, o Bananinha, participou da locução do evento, falando do seu trabalho e dando dicas para a nova geração do surfe durante a competição, reforçando a necessidade de bom desempenho escolar para os atletas.
Na parte física, o Estúdio De Bona conquistou grande participação do público. Crianças e adultos usufruíram de uma variedade de equipamentos e de orientações físicas para aprender, brincar, aquecer, alongar etc.. Os profissionais Eduardo Dezan de Bona, Marcela Cardoso de Oliveira e Paula Waltrick se destacam pelo profissionalismo, didática, conhecimento e simpatia.
O apresentador do Circuito, a rede Mini Kalzone, levou uma equipe para distribuir brindes e cupons na beira da praia. Neste domingo, sorteará uma prancha autografada pelo campeão mundial de surfe Adriano de Souza, o Mineirinho.
Continua neste domingo – Hoje serão realizadas as categorias Iniciantes, Mirim, Junior e Open, sendo definidos os Campeões do Circuito Surf Talentos Oceano e do Circuito Catarinense 2018 destas categorias. O Circuito Surf Talentos Oceano é realizado pela empresa Swell Eventos, em parceria com a Federação Catarinense de Surf – Fecasurf. Nesta etapa, conta com o apoio da Associação de Surf de Imbituba – ASI.
Conforme o presidente da Fecasurf, Reiginaldo Ferreira, o Circuito Surf Talentos Oceano oferece o suporte que a Fecasurf precisa para se chegar aos Campeões Catarinenses e aos atuais Campeões Brasileiros. “É um trabalho muito forte, um trabalho que vem mostrando grandes resultados. Ficamos muito satisfeitos em termos iniciado o Circuito Catarinense com uma etapa do Surf Talentos e estarmos finalizando o Circuito Catarinense com uma etapa do Surf Talentos. Isso mostra para todos os novos talentos, sendo muito importante para o desenvolvimento do nosso esporte e da Federação Catarinense de Surf”, avaliou.
[soliloquy id="308803"]