Geral

Primeiro de SC: Santuário Sagrado Coração de Jesus recebe o título de basílica menor

Título honorífico é uma honraria concedida somente pelo Papa e é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber.

Foto: Divulgação

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, anunciou, nesta segunda-feira, dia 20, que o Santuário do Sagrado Misericordioso Coração de Jesus (SCMJ), de Içara, será transformado em basílica menor, sendo o primeiro da história de Santa Catarina.

O título honorífico foi concedido pelo Papa Francisco e leva em consideração a importância histórica e litúrgica e o fato de o local ser um centro de peregrinação. Trata-se de um reconhecimento significativo por parte da Igreja Católica, uma demonstração de distinção e de honra.

De acordo com o reitor do SCMJ, Padre Antônio Vander, este processo de análise e aprovação tem ocorrido há 1 ano e 10 meses. Para isso, se faz necessário cumprir uma série de requisitos. Até a aprovação, algumas etapas são realizadas. Após a solicitação feita pelo bispo ser deferida, um questionário em latim precisa ser respondido, contendo um relatório minucioso com todos os detalhes solicitados e fotos comprobatórias.

O documento final totalizou 116 páginas e foi entregue no fim de 2023. “É como se o Vaticano fizesse um raio-x da igreja existente, não é algo simples porque, em primeiro lugar, o santuário deve ser um exemplo de liturgia e cumprir todas as normas”, explicou. O material contou com um memorial descritivo de todos os espaços, bem como a apresentação de cada uma das expressões religiosas em torno do complexo, desde imagens, vitrais e objetos litúrgicos.

A implementação ocorrerá por meio de cerimônia especial, quando o santuário será proclamado oficialmente com a designação de basílica menor. A santa missa com a leitura do decreto ocorrerá às 15 horas do dia 14 de setembro, no Dia Exaltação da Santa Cruz. Como basílica menor, o local passará a ser vinculado ao Vaticano e não mais à Diocese. Este é o título mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber e apenas o Papa pode conceder, passando a ter um vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice.

Para o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto, o reconhecimento do Papa Francisco é como um presente que coroa a caminhada de evangelização em um período de festividade para a Diocese e o Santuário. “Celebramos agora em abril os 10 anos do início das obras de construção do Santuário dedicado ao Coração de Jesus e, no próximo dia 27 de maio, a Diocese de Criciúma louva a Deus pelos seus 26 anos de criação”, destaca.

O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi instalado em abril de 2017 e, desde então, é considerado um importante destino de peregrinação, recebendo um intenso e crescente fluxo de visitantes de diversas regiões do Brasil. Além do templo principal em formato de cruz latina, o complexo religioso abrange uma área de 13,5 hectares e é composto por outras igrejas, caminhos de oração, monumentos, campanário, convento e auditório.

“A dimensão do Santuário não pode ser compreendida somente no seu ambiente territorial, mas no espaço que ocupa no coração das pessoas. São muitos corações pulsando em sintonia com o coração de Cristo, uma força que faz jorrar esperança, alegria e coragem diante dos desafios”, avalia o reitor, Padre Antônio Vander.

Notícias Relacionadas

Alerta amarelo na previsão do tempo: quando é emitido e como se preparar

O alerta amarelo é o sinal inicial de mudanças climáticas, saiba como se precaver

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão