A iniciativa quer preparar jovens na área de proteção ao meio ambiente
O Programa Protetor Ambiental de Treviso teve a primeira aula inaugural nesta quinta-feira (25). Os alunos receberam os materiais que fazem parte do projeto e conheceram os assuntos que serão abordados até o fim do ano.
O Programa Protetor Ambiental tem o objetivo de capacitar jovens para atuar como defensores ambientais e multiplicadores dos saberes ecológicos. Assim, os alunos vão participar ativamente do desenvolvimento sustentável da região durante a formação e mais ainda após o curso.
Até o fim do ano, os alunos vão aprender sobre: noções de ecologia, gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos, gestão da flora e fauna, unidades de conservação, entre outros. O curso também vai dar a oportunidade de os jovens participarem de atividades extracurriculares, como eventos de cunho ambiental, palestras, seminários, campanhas educativas, acampamentos e viagens de estudos.
O Programa Protetor Ambiental é realizado pela Polícia Militar Ambiental em parceria com órgãos municipais. Em Treviso os policiais contam com a parceria da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funtrev) e com a Administração Municipal.
Na aula inaugural presentes pais e alunos da primeira turma de Protetores Ambientais de Treviso, autoridades locais, autoridades da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, a palestrante e coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o prefeito Jaimir Comin, a equipe técnica da Funtrev, a Polícia Militar de Treviso, uma representante da Secretaria de Educação, o responsável pelo Instituto Alouatta e a presidente do grupo de escoteiros de Treviso, GE Leão Baio.