Caminhões terão restrição de tráfego e efetivo policial será mais do que dobrado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina está se preparando para a operação de Carnaval. Na região Sul do Estado, o efetivo policial dobrará e os policiais não ficarão posicionados apenas nos postos rodoviários. Segundo Alcides Garcia, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF Sul, o efetivo regional Sul ficará distribuído no trecho entre Passo de Torres e Palhoça, na BR-101.
Garcia ressalta que a fiscalização será feita com rigor e blitz serão realizadas em todo o trecho da BR-101. "Com a nova Lei Seca, temos mais facilidade para trabalhar. Antes, em caso de embriaguez, se o motorista se recusasse a fazer o bafômetro os policiais apenas podiam tomar as providências administrativas. Agora, podemos fazer filmes ou encontrar testemunhas, e aí enquadramos o motorista com punições criminais. Todos os que dirigirem embriagados serão levados para a Delegacia de Polícia", afirmou o policial em entrevista para o site Engeplus.
A operação inicia na sexta-feira e segue até quarta-feira. Veículos com duas unidades de carga e veículos com dimensões laterais maiores do que o regular não poderão trafegar em trechos de pista simples. "Na sexta-feira a restrição é das 16 horas às 24 horas. No sábado, das 6 horas às 12 horas. Na terça-feira a restrição é das 16 horas às 24 horas e na quarta-feira das 6 horas às 12 horas. Nos demais dias o tráfego está liberado", assegura Garcia.
Como os policiais estarão distribuídos por toda a BR-101, Garcia explica que em caso de acidentes o atendimento será imediato. "Chegaremos o mais rápido possível para resolver a situação e para que o trânsito não fique lento no local", observa.