Durante o dia de ontem, policiais rodoviários federais flagraram 35.410 quilos de excesso de carga sendo transportados por quatro veículos de carga.
O primeiro abordado foi um Ford/Cargo de São Francisco de Paula/RS transportando toras de madeira e estava com 4 mil quilos de excesso. Ele foi multado em R$ 936,00 e seguiu viagem após transbordo.
Posteriormente, outro Ford/Cargo apresentou excesso. O veículo de Içara, carregado com cimento, estava com 5 toneladas acima do permitido e foi multado em 1.150 reais, sendo foi liberado após transferir o excedente.
O terceiro foi uma caçamba VW/26.280 de Araranguá que transportava mais do que o dobro da capacidade permitida. O caminhão poderia transportar até 13,15 toneladas de carga, mas carregava 26.590 kg de areia, com 13.440 kg acima do máximo. Ele foi multado em R$3.702,00 e liberado após transbordar o excesso para outro veículo.
Por último, um Iveco/Tector de Campo Bom/RS, transportando turfa, foi flagrado com 12.970 quilos acima do permitido. Ele também apresentou excesso de 4,1 toneladas na Capacidade Máxima de Tração – CMT, que é o peso máximo a ser tracionado de maneira segura conforme o fabricante, levando em consideração aspectos mecânicos. O total das multas chegou a 5.266 reais. O conjunto foi liberado após a transferência do excedente para outro caminhão.
O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos demais usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
[soliloquy id=”296475″]