A ação ocorre em pontos estratégicos da BR-101, em Araranguá, e da BR-282, em Xanxerê

Foto – PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) estão promovendo uma operação conjunta nesta semana para fiscalizar veículos estrangeiros e garantir o pagamento de possíveis débitos pendentes. A ação ocorre em pontos estratégicos da BR-101, em Araranguá, e da BR-282, em Xanxerê, locais de grande fluxo de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios em retorno aos seus países.
A operação teve início na segunda-feira (27) e segue até sexta-feira (30). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos estrangeiros não podem sair do país sem quitar pendências. Caso haja multas em aberto, seja da temporada atual ou de anos anteriores, os veículos são retidos até que o pagamento seja realizado em bancos ou lotéricas.
A fiscalização foi viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a PRF e o Detran, permitindo que infrações registradas por polícias militares e guardas municipais também sejam consultadas.
Além da verificação de débitos, as equipes estão inspecionando itens de segurança, como legibilidade das placas, estado dos pneus, funcionamento das luzes e presença de equipamentos obrigatórios, como extintores de incêndio, triângulo de sinalização e estepe.
O superintendente da PRF, Manoel Fernandes, e o presidente do Detran, Ricardo Aversa, estarão presentes na BR-101, em Araranguá, na manhã desta quinta-feira (30) para acompanhar de perto os trabalhos da operação.