A Polícia Rodoviária Federal iniciou na madrugada desta quinta-feira a Operação Semana Santa 2013. A finalidade da Operação consiste em programar ações de policiamento e fiscalização nas rodovias federais do estado, no sentido de educar, prevenir, manter a normalidade do fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito. A ação será realizada até a meia noite de domingo de Páscoa.
O desenvolvimento do trabalho conta com reforço nas escalas de serviço nos locais considerados pontos críticos de risco de acidentes e de maior fluxo de veículos. Deverá ser dada atenção à fiscalização do uso da cadeirinha para crianças, ultrapassagem e alcoolemia.
Segundo matéria do Clicatribuna, nos últimos anos o número de mortes vem aumentando neste feriado. Em 2011 foram 312 acidentes, com 219 feridos e 8 mortes, já em 2012 foram 302 acidentes, com 186 feridos e 11 mortes.
Restrição de Trânsito
Os motoristas de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV) e de outros veículos portadores de autorização especial de trânsito devem ficar atentos às restrições de tráfego nos trechos de pista simples. As restrições vão ocorrer nos seguintes dias e horários: Quinta-feira, das 16h às 24h. Sexta-feira, das 6h às 12h e domingo, das 16h às 24h.
O descumprimento desta proibição constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 85,13.
Recomendações da PRF aos motoristas
Respeitar a sinalização, inclusive o limite de velocidade; todos os ocupantes do veículos devem usar o cinto de segurança; não misturar álcool e direção; não realizar ultrapassagem em local proibido.
Pontos críticos
No período da semana santa o fluxo de veículos aumenta consideravelmente em nosso estado, principalmente nas áreas de atração turísticas tais como litoral e vale do Rio Itajaí. Santa Catarina é um dos estados com maior número de acidentes, daí a necessidade de priorizar ações de fiscalização de trânsito em pontos de maiores incidências de ocorrências. As maiores atenções estarão concentradas nas seguintes regiões:
BR-101
_ do km 110 ao km 120, região de Itajaí;
_ do km 200 ao km 220, região de Biguaçu e Palhoça;
_ do km 430 ao km 440, região de Araranguá
BR-470
_ do km 180 ao km 190, região de Rio do Sul.
Os locais mais propensos à formação de congestionamentos também serão monitorados. Outra situação que também se destaca, são as obras de duplicação do trecho sul da BR-101, principalmente na região de Laguna, com agravante de ser pista simples em alguns trechos, e ainda ser acesso a regiões de praia.