Meteorologista garante que novo ciclone ficará em segundo plano, mas que vai ajudar na manutenção do frio rigoroso
Este domingo (14), Dia dos Pais amanheceu com nuvens, mas no decorrer do dia o sol deve predominar na maior parte do Sul. A próxima semana em Santa Catarina será marcada por grande instabilidade no tempo. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, há previsão de frio intenso no Estado e a formação de um novo ciclone na faixa Leste do Litoral.
A segunda-feira (15) vai iniciar quente e abafada, mas apenas até a chegada da frente fria, que pode ocasionar temporais entre as cidades do Oeste ao Sul, sobretudo na parte da noite.
Com a passagem da frente fria, na terça-feira (16) haverá a formação de muitas nuvens carregadas e áreas de instabilidade associadas a massa de ar frio no Estado. “Devem proporcionar a formação de temporais, chuvas, trovoadas e ventania. Além disso, alguma tempestade severa não pode ser descartada”, informa Scheuer.
Junto a isso, o meteorologista conta que ao longo da semana vai transitar uma massa de ar frio polar “intensa” que vai diminuir as temperaturas em Santa Catarina e pode favorecer a formação de neve e chuva congelada nas cidades da Serra e alguns pontos do Oeste e Meio-Oeste.
Novo ciclone afeta SC, mas deve ser secundário
A previsão indica que um novo ciclone deve se aproximar do Estado na próxima semana. Na semana passada, sobretudo na quarta-feira (10), a passagem de um ciclone extratropical causou estragos em diversas regiões do Estado.
No entanto, o meteorologista tranquiliza e garante que o fenômeno ficará em segundo plano. O destaque mesmo vai para o frio intenso.
O ciclone está associado a massa de ar polar, sendo responsável pela manutenção do frio no Estado. Sua formação se dará entre a quinta-feira (18) e a sexta-feira (19) e facilitará o ingresso de ventos de 70 a 80 km/h na faixa Leste de Santa Catarina.
Com informações do ND+