O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).
A semana começou com chuva em Santa Catarina e pode terminar com neve com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21). As informações são da Epagri/Ciram.
Na tarde e na noite da terça-feira (18), há condição de temporais localizados, que irão atingir todo o Estado na quarta-feira, 19. Isso significa chuva forte com raios, rajadas intensas de vento (acima de 60km/h) e granizo chuva forte em um curto intervalo de tempo. A Defesa Civil de Santa Catarina não descarta a ocorrência de alagamentos e deslizamentos pontuais, em função da persistência da chuva. O órgão recomenda atenção aos avisos e a previsão do tempo.
A partir do fim do dia de quarta-feira, a temperatura baixa de forma acentuada e uma intensa massa de frio de origem polar avança pelo estado na quinta-feira, 20. À noite, há chance de neve no Planalto Sul. Em áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte pode nevar na sexta-feira, 21, com chance de acúmulo significativo especialmente no Planalto Sul.
No fim de semana, a umidade diminui e o frio mais seco provoca formação de geada no estado.
Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para os próximos dias:
Quarta-feira (19/08):
Tempo: céu encoberto com chuva e trovoadas em SC, devido a chegada de frente fria.
Temperatura: amena e em declínio acentuado no final do dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Quinta e Sexta-feira (20 e 21/08):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acúmulo significativo especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).