Abordagens noturnas, orientações a procurarem o albergue para esse fim, entrega de agasalhos e de cobertores estão entre as várias ações.
Uma força-tarefa para atendimento às pessoas em situação de rua para enfrentamento do frio intenso, previsto para os próximos dias, teve início em Tubarão. A iniciativa é de membros da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Defesa Civil, Guarda Municipal, Albergue Noturno Pousada da Paz, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Associação João 3:16 e voluntários da Igreja Quadrangular.
Os trabalhos de orientação e de encaminhamento ocorrem das 7 às 19 horas. A força-tarefa fará a entrega de agasalhos e de cobertores a quem solicitar, e orientar a procurarem o albergue localizado no bairro São João Margem Esquerda (ME).
O espaço tem capacidade para receber 50 pessoas, mas a ocupação dificilmente ultrapassa os 50%.
A gerente da FMDS, Kelly Botega Fortunato, lembra que as abordagens noturnas também serão realizadas por voluntários. “O trabalho bem articulado entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para enfrentarmos essa difícil realidade”.
Kelly afirma que entre as ações planejadas na reunião (foto abaixo) estão o acolhimento institucional para os que assim desejarem, a entrega de agasalhos e de cobertores para os que preferirem permanecer nas ruas, e busca ativa e orientação durante o período matutino a ser realizada pela equipe de abordagem social.
O grupo de voluntários da Igreja Quadrangular de Tubarão fará rondas noturnas com entrega de cobertores e de alimentação. Já o café da manhã, almoço e banho continuam a ser disponibilizados pela Associação João 3:16.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil também participarão da ação, orientando as pessoas em situação de rua para os serviços disponibilizados pelo município.
A população também poderá contribuir com a força-tarefa através da doação de cobertores e de agasalhos, que podem ser entregues na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, das 13 às 19 horas.
Informações, dúvidas e relatos de alguém que precise de atendimento por meio dos números de telefones:
– Creas: 3622-3154
– Setor de Atendimento Especializado à População em Situação de Rua: 3906-1037
Com informações do site Notisul