Segundo o climatologista Homero Haymussi, o fenômeno desta terça pode passar de novo pela região na quarta-feira.
Foi um susto. Conforme se previa – e a Epagri/Ciram vinha alertando – o tempo virou e com força na tarde desta terça-feira. As nuvens carregadas chegaram depois das 16h30min e o calor forte – a temperatura chegou a 35,5 graus às 15h31min em Criciúma – o temporal chegou com tudo. E isso pode se repetir amanhã.
“Pode acontecer sim. Hoje não. Hoje tem um núcleo forte se aproximando de Nova Veneza e outro núcleo forte entre os balneários Arroio do Silva e Rincão. E outro em Sombrio”, alerta o climatologista Homero Haymussi.
O calor forte foi a causa principal do pancadão. “O calor foi no estado inteiro. Fez 36,5 graus aqui na planície. O calor sempre inspira isso. E amanhã não será diferente. O calor vai ser mais intenso que hoje. Para quem gosta de calor, vai fazer perto de 40 graus”.
Haymussi destaca que há outro componente importante na previsão de possíveis e novas pancadas. “Há sim um outro componente interessante e preocupante, amanhã tem uma frente fria que está se deslocando do Rio Grande do Sul e provavelmente pegue carona na instabilidade do fim da tarde de amanhã”, observa.
Com informações do Portal 4oito