A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (3) foi marcada pela discussão de dois importantes temas: prevenção ao suicídio e violência contra as mulheres.
Na ocasião, fez uso da tribuna a secretária de Saúde, Luana Debiasi, e o coordenador do CAPS de Orleans, psicólogo Lucas da Silveira, divulgaram a programação da campanha Setembro Amarelo, que visa a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
A acadêmica da 10ª fase do curso de Psicologia do Unibave, Paloma Bittencourt, também fez uso da tribuna. O intuito da explanação foi expor sobre o projeto “Discussões Acerca da Violência Contra as Mulheres, divulgando dados relacionados ao tema.
Confira os pronunciamentos através do vídeo abaixo:
Também utilizaram a tribuna, o vereador Lucas Canever Librelato (PSDB); Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Paulo Canever (PSD); Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB); e Antônio Dias André (MDB), o Geada.
Na Ordem o Dia, a Moção de Repúdio nº 1/2018 foi aprovada por unanimidade. A Câmara de Vereadores de Orleans, acatando a proposição do vereador Lucas Canever Librelato (PSDB), repudia a PEC nº 5/2017, que pretende alterar os percentuais de distribuição de bolsas do Art. 170 da Constituição Estadual, o que significa em transferência de recursos que hoje atendem alunos carentes de instituições comunitárias sem fins lucrativos para alunos de instituições privadas, cujos recursos em última reverterão em margens de lucro para seus proprietários. O ofício será encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, deputado estadual Silvio Dreveck.