Com o intuito de unir forças em prol do Sul Catarinense, presidentes das Câmaras de Vereadores da região reuniram-se na noite desta quinta-feira (9), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Durante o encontro, além da organização do grupo, também foram elencadas as principais prioridades da região.
A importância da participação legislativa junto à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) também ganhou ênfase no encontro. “Precisamos voltar a ter uma participação expressiva junto à Associação”, destacou o presidente da Câmara de Forquilhinha, Rangel Loch, que assumiu o posto de coordenador do grupo de presidentes legislativos. A vice-coordenação do cargo ficou com o presidente da Câmara de Nova Veneza, Eloir Minatto. Também ficou definido que na próxima quinta-feira, às 14 horas, reunião na Câmara de Içara com a gerente regional de saúde, Lisiane Tuon, e o presidente do Colegiado de Saúde da Amrec, Lauro Nogueira, quando deverá ser discutida a situação dos hospitais da região.
O presidente da Câmara de Morro da Fumaça, Ademar Bertan, lembrou que há alguns anos existia a Associação Sul Catarinense de Vereadores (Ascave), que inclusive possuía a participação na Amrec. “Podemos tentar viabilizar uma associação deste porte com a participação de todos os vereadores da região e assim termos mais forças em nossas reivindicações”, comentou.
“Esse foi o primeiro encontro e queremos traçar metas em prol da nossa região. Devemos ter participação na Amrec porque é uma associação constituída”, disse Ricardo Fabris, presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma.
O presidente do legislativo de Siderópolis, Tiago Albônico, ressaltou a importância da união de todos para a conquista de ações. “É essencial para o desenvolvimento da nossa região”.
O primeiro encontro dos presidentes de Câmaras da região reuniu dirigentes do Legislativo de Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Forquilhinha, Cocal do Sul, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Balneário Rincão, Ricardo Fabris, Tiago Albônico, Daniela Piacentini Visintim, Rangel Loch, Rozeny Barbosa, Marcio Realdo Toretti, Ademar Bertan, Eloir Minatto e Airton Valvito Ferreira, respectivamente.
Entre as prioridades elencadas, ganharam destaque os seguintes temas:
– Agilidade da obra de Via Rápida
– Audiência pública do Rio Mãe Luzia
– Sede do Corpo de Bombeiros para atender Siderópolis, Treviso e Nova Veneza.
– Duplicação da SC 445, que liga Içara à BR 101
– Saúde em nível regional
– Hospital São José
– Case
– Segurança Pública
– Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga
– Piso salarial dos trabalhadores da educação
– Continuidade da obra da rodovia que liga Treviso a Lauro Müller
– Desassoreamento do Rio Urussanga
Sindicato dos jornalistas
Na oportunidade, representantes do Sindicato de Jornalistas relataram a importância da contratação de profissionais formados para assumir a função de assessoria de imprensa. “É fundamental a contratação de profissionais com diploma, o que valoriza o material encaminhado aos veículos de comunicação”, afirmou o delegado do Sindicato, Gilvan de França. As jornalistas Andressa Fabris, Karina Manarin e Marli Vitali também reforçaram o pedido.