Em viagem à Itália, o presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Ademar Bertan (PSDB), propôs pacto de amizade com a cidade de Monfumo. A passagem pelo município italiano fez parte do roteiro da comitiva do Comitato Veneto di Santa Catarina (Convesc), entidade que Bertan é primeiro secretário. A ideia, proposta do Legislativo e do Executivo, agradaram o prefeito Mauro Furnaletto. “É uma cidade bem parecida com a nossa. É menor e também tem a economia movida pela cerâmica vermelha. A ideia do pacto agradou as lideranças do município. Ano que vem eles também terão eleições municipais então o prefeito disse que o próximo administrador deverá levar a proposta adiante”, revela Bertan.
Benefícios do pacto
Monfumo possui pouco mais de 1,1 habitantes e está localizado na Província de Treviso. Além da cerâmica, a cidade italiana também tem a economia voltada para a fruticultura, sendo considerada inclusive a capital da maçã na região. O pacto de amizade proporciona, entre outras coisas, o intercâmbio cultural e econômico. “Para Morro da Fumaça isso será muito importante pois pode fazer diversas parcerias”, enfatiza.
Comemoração dos 140 anos de imigração
Ainda durante a viagem, a comitiva apresentou o projeto das comemorações dos 140 anos de imigração italiana em Santa Catarina, completados em 2017. “Teremos vários eventos para comemorar a data. Os italianos se mostrara entusiasmados e muitos devem vir ao estado para participar”, diz.
Colaboração: Marciano Bortolin