A presidente e candidata à reeleição para a presidência da República, Dilma Rousseff, estará nesta sexta-feira, dia 5, vistoriando as obras da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A informação foi repassada ao prefeito Everaldo dos Santos no final da tarde desta quarta-feira. Se a agenda não for alterada, Dilma estará na cidade juliana a partir das 13 horas.
Com quase 3 mil metros de extensão, a ponte em Laguna, no Sul de Santa Catarina, ganha contornos finais que podem ser vistos a olho nu. A estrutura que leva o nome da guerreira Anita Garibaldi, que está sendo erguida sobre o Canal das Laranjeiras, é prometida para ficar pronta ainda durante o verão.
Na etapa final da obra, também a mais delicada e de alto grau de dificuldade, os dois mastros centrais já recebem os primeiros cabos de aço (estais) que em breve formarão a parte mais formosa da estrutura – o vão central estaiado. Mesmo com o sol baixo do entardecer, os operários não param. Em tempo de maior pico, chegaram a trabalhar na construção 1,8 mil funcionários.
Agora cerca de 1,3 mil se dividem em turnos e avançam na construção das duas extremidades da estrutura que rapidamente culminará no fechamento do vão central. Com 79% da obra total concluída, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, explica que o prazo de conclusão é maio de 2015, mas a expectativa é entregar antes.
A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, perdendo apenas para o ponte que passa sobre o Rio Negro, no Amazonas.