O Poder Legislativo de Orleans homenageou a Associazione Veneta di Orleans e Regione – Assoveor durante sessão ordinária realizada na noite dessa segunda-feira (6). O objetivo é reconhecer a iniciativa do projeto cultural 140 anos de Imigração Veneta em Santa Catarina e por homenagear as famílias colonizadoras da colônia Grão Pará, reconhecendo a contribuição delas e a influência que tiveram para o progresso de Orleans e região.
O presidente Alexandro Veronesi recebeu a homenagem e fez uso da tribuna. Segundo ele, a Associazione Veneta nasceu há oito anos, formada por um grupo de pessoas apaixonadas pela italianidade. “Hoje, temos um grande reconhecimento do próprio consulado da Itália, que permitiu que o cônsul assinasse certificados homenageando as 35 primeiras famílias que chegaram há 140 anos e formaram o núcleo da colônia Grão Pará”.
Alexandro contou ainda que este é um projeto realizado em todo o estado de Santa Catarina, em que cada cidade homenageia os imigrantes delas. “Ao fim do projeto, haverá um evento na Assembleia Legislativa de Florianópolis, no ano que vem, com a presença de autoridades da Itália, do próprio cônsul e do presidente da região do Vêneto”, contou. De acordo com o presidente, o objetivo da Associazione Veneta é auxiliar no desenvolvimento da cidade, tendo em vista a cultura e o turismo.
“Tamanho é o reconhecimento da Associação Veneta que eu fui indicado para ser agente consular em Orleans. Existe um grande projeto para trazer para a cidade uma agência consular da Itália. Nós estamos desenvolvendo estes projetos não apenas visando a cultura, mas também para desenvolver a nossa cultura, se espelhando em Nova Veneza, que atrai muitos turistas, gerando receita para a própria cidade”, contou.
Contudo, para isso, Alexandro diz que precisa da ajuda dos vereadores. “Nós lutamos com unhas e dentes para não permitir que o que foi nos deixada há 140 anos acabe. Não é fácil. Nós viemos aqui hoje porque precisamos da ajuda de vocês. Nós buscamos fazer tudo com nossos próprios recursos e, muitas vezes, precisamos tirar dinheiro do bolso para poder colocar em prática. Mas nós precisamos também da ajuda de vocês porque buscamos não só desenvolver a italianidade, mas também a nossa cidade, que está carente de cultura”, finalizou.
Sopa no Pão e homenagens
Às 20h deste sábado (11), será realizada a Edição Especial Sopa no Pão Italiano, no Salão de Festas da comunidade Quilômetro Cento e Sete, em Lauro Müller. No local, estará presente a deputada do Parlamento Italiano On. Renata Bueno, eleita pela Circuncisão Eleitoral da América Latina, que representa os italianos que vivem na América do Sul.
Ela fará a entrega dos certificados às 35 famílias homenageadas. O agente consular da Itália, Aroldo Frigo Junior, responsável pelo escritório consular de Nova Veneza e representantes do próprio consulado italiano também se farão presentes. O evento contará também com a apresentação da cantora de música italiana Ines Rizzardo.
Pontos de vendas – Padaria Mazzucco (48) 3466-0773 e Casa Fácil (48) 3466-1555, em Orleans, e HR Imobiliária Ltda. (48) 3464-5748, em Lauro Müller.
Primeira homenagem
Durante a sessão ordinária, o presidente da Assoveor, em nome da Associazone Veneta, entregou ao presidente da Câmara, Pedro João Orben (PMDB), o primeiro certificado assinado pelo cônsul, homenageando a família Orben, que chegou no dia 9 de janeiro de 1884 e contribuiu, desde então, para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina.
Famílias homenageadas – Bressan, Dalazen, Bonin, Bussolo, Cabrini, Colossi, Gazzola, Meneghetti, Seccomanni, Tognon, Coan, Debiasi, Bogo, Bortolo, Echeli, Mattei, Speranzoni, Montagna, Orbem, Pinter, Pizzolatto, Zomer, Hanoff, Maffei, Bombazaro, Bombazaro, Volpato, Armelao, Coradelo, Rigon, Ballain, Simonetti, Perenzoni, De Picoli, Venzo e Bastiani.
Ordem do Dia
Na oportunidade, duas indicações foram aprovadas por unanimidade:
Indicação nº 21/2016: que a Câmara faça o convite para o padre Elias Della Giustina usar a tribuna para falar sobre o lançamento do livro “Rio das Furnas, 128 anos de Colonização Italiana e Centenário da Instalação do Distrito". Autores: Valter Orbem, Udir Luiz Pavei, Rodinei Pereira e Elisabete Menegasso Bagio, do PSD.
Indicação nº 22/2016: que o Executivo providencie a colocação de iluminação no trecho após a ponte do Rio Novo até o fim da estrada em direção às granjas de propriedade do Sr. Enor Tessmann. Justificativa: No trecho, há vários moradores que necessitam transitar durante a noite, inclusive, estudantes, colocando-os em situação de perigo. Autor: Mário Coan (PSDB).
[soliloquy id=”181812″]