Aldo Schneider lutava contra um câncer na coluna e estava internado. A Alesc decretou luto oficial por três dias e o Governo do Estado por sete.
O deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), 57 anos, morreu na tarde deste domingo (19), em Balneário Camboriú. As informações são do G1SC.
Desde 2017, o político lutava contra um câncer na coluna e passou por uma série de tratamentos de saúde em Santa Catarina e São Paulo. Ele estava internado no Litoral Norte catarinense há 18 dias. Em maio, o deputado precisou passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Florianópolis, após fazer um procedimento cirúrgico de traqueostomia.
O velório irá ocorrer a partir das 21h na Igreja Matriz Santo Huberto em Ibirama, no Vale do Itajaí. A Polícia Militar irá fazer a honra fúnebre prevista para às 11h40. O corpo será cremado na segunda-feira (20), em Balneário Camboriú, em ato privado para a família. As polícias Rodoviária Federal e Militar devem fazer a escolta durante os deslocamentos.
Schneider deixa a esposa e dois filhos. Ele tomou posse como presidente da Alesc em fevereiro deste ano. Por conta da morte, a assembleia decretou luto oficial por três dias e não abrirá para atendimento ao público nesta segunda-feira. O Governo do Estado também decretou luto oficial por sete dias.
Pagamento de despesas de saúde
Desde julho deste ano está em tramitação um procedimento interno instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para verificar o uso de dinheiro público para pagar despesas de saúde dos deputados estaduais é constitucional.
A abertura do procedimento ocorreu após a divulgação de que a Alesc gastou R$ 3 milhões com o tratamento de câncer do deputado Aldo Schneider, conforme o Portal da Transparência. O reembolso foi feito com base em uma resolução do Legislativo de 1992, que tramitou nas comissões da época e foi votada em plenário.
O MPSC lamentou o falecimento do parlamentar em nota de pesar emitida nesta tarde.
Cargo
Com a morte de Aldo Schneider, quem assume a presidência da Alesc é o primeiro vice-presidente, Silvio Dreveck (PP). Segundo a assessoria da Casa, o vice deverá ser eleito entre os deputados que não compõem a mesa. Ainda não há informações de quando serão convocadas as novas eleições.