A busca pelo Conhecimento

Preservando a história e a geografia do país

Foto – Divulgação

A preservação histórico-geográfica de uma região é algo importantíssimo e se faz necessário para o desenvolvimento constante de um lugar. Se não temos conhecimento da história de nossos antepassados, logo não saberemos como e por que a nossa sociedade é assim hoje. Com o intuito de publicar, metodizar e arquivar documentos históricos do Brasil, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no ano de 1838, no Rio de Janeiro.

Veja abaixo:

Em 2 de outubro de 1838, durante o Império do Brasil, foi criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) através de uma iniciativa proposta pelo marechal Raimundo José da Cunha Matos em parceria com o historiador Januário da Cunha Barbosa. Essa ideia foi apresentada à Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) e rapidamente colocada em prática, tendo 27 membros fundadores. Em 1839, Dom Pedro II passou a ser o patrono dessa instituição e, com o tempo, começou até a presidir sessões.

O instituto desempenha algumas funções para conseguir manter a preservação e promoção da história e geografia nacional. Entre elas estão a coleta de arquivos; a realização de palestras com o intuito de transmitir o conhecimento sobre diversos assuntos; a realização de pesquisas acadêmicas sobre diversos temas e sua publicação; o incentivo a outras iniciativas que têm por objetivo conservar documentos ou monumentos históricos; a manutenção de uma biblioteca sempre disponível para pesquisadores e qualquer outro público, entre outros.

Possui uma revista com as siglas IHGB que circula pelo território brasileiro regularmente desde o ano de 1839 e, atualmente, é considerada a mais antiga e tradicional entidade que atua na preservação histórica e geográfica brasileira.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

HOME

 

Notícias Relacionadas

Garagem da Secretaria de Obras de Lauro Müller poderá ser nomeada de Pátio de Máquinas João Ceolin

Projeto de Lei Ordinária nº 42/2024, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho, deu entrada na Casa Legislativa na sessão desta segunda-feira, 21.

Criciúma vence o Goiás no Brasileiro Sub-23

Satc recebe selo Amigo do Meio Ambiente

Iniciativa da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma valoriza ações sustentáveis

Laudo aponta que bebê retirada de velório em SC não apresentava sinais vitais, diz MPSC

O Ministério Público investiga agora possíveis falhas no atendimento médico prestado à criança, enquanto aguarda o resultado de exames adicionais.