Geral

Preservação do Meio Ambiente é tema do desfile cívico em Orleans; VEJA AS FOTOS

Mais de 30 entidades participaram do desfile em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil, neste sábado (7). Representantes públicos, escolares, empresariais e sociais estavam presentes.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Neste sábado, 7 de setembro é celebrada a Independência do Brasil e em sinal de amor à pátria a população e entidades públicas, escolares, empresariais e sociais participam do Desfile Cívico. Em Orleans, o desfile iniciou às 8h na Rua Aristiliano Ramos, no Centro.

Mais de 30 entidades desfilaram para um grande público, que atento observou os temas apresentados por cada entidade. A cerimônia iniciou com o Hino Nacional e a fala do Prefeito Jorge Koch. As autoridades e representantes de entidades sociais compuseram o palco localizado em frente à Igreja Matriz.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Abriram o desfile as forças de segurança da cidade. Polícia Militar, Polícia Civil, Samu e Bombeiros apresentaram suas equipes e equipamentos ao público. Em seguida o Pelotão das bandeiras representou a Escola Toneza Cascaes, Escola Cônego Santos Sprícigo e APAE.

[soliloquy id=”334156″]

A primeira instituição de educação a desfilar foi a Escola Cônego Santos Sprícigo. Com sua fanfarra, os alunos animaram a manhã do feriado. A escola apresentou o tema “Mineração aqui não – Xô Carvão”. Em seguida as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) encantaram o público. O CEI Mundo Encantado mostrou a importância da água através da personagem Mãe Água. Com as alunas vestidas com suas saias azuis, encantaram o público. Professores e pais também acompanharam as crianças.

[soliloquy id=”334157″]

O CEI Regina Checheto Sprícigo apresentou o tema “Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso”. Os alunos desfilaram fantasiados de árvores e flores representando a beleza da natureza. O CEI Genésio Mazom trouxe o assunto “Pensar no futuro é agir agora” como uma manifestação contra a extração de carvão. Os alunos apresentaram os animais impactados pela extração mineral.

[soliloquy id=”334159″]

O CEI Débora Laurentino também trouxe uma temática ambiental. Ressaltando a frase “Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente, responsabilidade de todos nós”, as crianças se fantasiaram de animais e mostraram a fauna. A Creche Santa Rita de Cásia também esteve presente no desfile com seus alunos, professores e pais. Com plantas nas mãos, os alunos mostraram a importância do tema “Colhemos o que plantamos. Não jogue lixo, jogue sementes”.

[soliloquy id=”334160″]

Com sua fanfarra, a Escola Toneza Cascaes apresentou as Belezas e Encantos de Orleans através de quadros com pontos turísticos do município. A escola também apresentou seus formandos e os alunos da Educação Integral. Em seguida, a Associação Atlética Orleans foi representada por alguns jogadores.

[soliloquy id=”334161″]

As escolas municipais também trouxeram temas relevantes. A Escola Ranchinho apresentou os pontos turísticos de Orleans e a cultura dos imigrantes que formaram a cidade. Os alunos da Escola Martha Cláudio Machado, por meio de fantasias, incentivaram o uso da água com sabedoria. A agricultura, apicultura e avicultura foram apresentado pela Escola Padre Ludgero Waterkemper. A Escola do Oratório mostrou o tema “Quem ama deixa voar”. Com gaiolas enfeitadas, os alunos ressaltam que o lugar de ave silvestre é na natureza.

[soliloquy id=”334162″]

A Escola Estadual Samuel Sandrini apresentou sua fanfarra e fez um espetáculo para o público por meio da dança e de músicas. A escola também trouxe a causa “S.O.S. Natureza – Pare, Pense, Reflita”. A escola municipal Otto Pfützenreuter apresentou a árvore símbolo de Orleans, a Mangá da Serra. Já a os alunos da Escola Hilsa Pedoni falaram sobre a poluição e seus efeitos nos humanos.

[soliloquy id=”334163″]

A Escola Lauro Pacheco dos Reis fez o pedido “Chega de Desmatar”, e deu destaque aos índios. A Escola Leopoldo Hannoff se manifestou contra a extração de carvão usando a frase “Nossa escola grita xô carvão”. O Centro Educacional Meta trouxe o tema “Jardim do Valores – Cultive seu Jardim”. O colégio também fez uma apresentação de dança ressaltando a preservação ambiental. A Escola Estadual Costa Carneiro apresentou produtos coloniais de Orleans.

[soliloquy id=”334165″]

O desfile continuou com a Febave apresentando o novo Colégio Unibave, o Museu ao Ar Livre, a Escola Barriga Verde, a fanfara em parceria com a Apae, o Hospital Veterinário e os cursos de graduação da Unibave.

[soliloquy id=”334166″]

Logo após as princesas da Festa do Colono de 2018 abriram caminho para a passagem das entidades sociais, empresariais e públicas. Entre elas estavam o Departamento Municipal de Esporte, o Rotary Club, a Fundação Hospitalar Santa Otília, o Movimento Orleans Viva, a Associação Empresarial de Orleans, a Famor, o Proart, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CTG Orleans.

Junto com as entidades, marcou presença a Dona Nilza, de 106 anos, mesma idade da emancipação política administrativa de Orleans. Sentada em um Ford Phaetom, Dona Nilza acenou para o público.

[soliloquy id=”334167″]

Confira mais fotos do desfile das entidades:

[soliloquy id=”334168″]

Notícias Relacionadas

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.