Mais de 30 entidades participaram do desfile em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil, neste sábado (7). Representantes públicos, escolares, empresariais e sociais estavam presentes.
Neste sábado, 7 de setembro é celebrada a Independência do Brasil e em sinal de amor à pátria a população e entidades públicas, escolares, empresariais e sociais participam do Desfile Cívico. Em Orleans, o desfile iniciou às 8h na Rua Aristiliano Ramos, no Centro.
Mais de 30 entidades desfilaram para um grande público, que atento observou os temas apresentados por cada entidade. A cerimônia iniciou com o Hino Nacional e a fala do Prefeito Jorge Koch. As autoridades e representantes de entidades sociais compuseram o palco localizado em frente à Igreja Matriz.
Abriram o desfile as forças de segurança da cidade. Polícia Militar, Polícia Civil, Samu e Bombeiros apresentaram suas equipes e equipamentos ao público. Em seguida o Pelotão das bandeiras representou a Escola Toneza Cascaes, Escola Cônego Santos Sprícigo e APAE.
[soliloquy id=”334156″]
A primeira instituição de educação a desfilar foi a Escola Cônego Santos Sprícigo. Com sua fanfarra, os alunos animaram a manhã do feriado. A escola apresentou o tema “Mineração aqui não – Xô Carvão”. Em seguida as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) encantaram o público. O CEI Mundo Encantado mostrou a importância da água através da personagem Mãe Água. Com as alunas vestidas com suas saias azuis, encantaram o público. Professores e pais também acompanharam as crianças.
[soliloquy id=”334157″]
O CEI Regina Checheto Sprícigo apresentou o tema “Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso”. Os alunos desfilaram fantasiados de árvores e flores representando a beleza da natureza. O CEI Genésio Mazom trouxe o assunto “Pensar no futuro é agir agora” como uma manifestação contra a extração de carvão. Os alunos apresentaram os animais impactados pela extração mineral.
[soliloquy id=”334159″]
O CEI Débora Laurentino também trouxe uma temática ambiental. Ressaltando a frase “Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente, responsabilidade de todos nós”, as crianças se fantasiaram de animais e mostraram a fauna. A Creche Santa Rita de Cásia também esteve presente no desfile com seus alunos, professores e pais. Com plantas nas mãos, os alunos mostraram a importância do tema “Colhemos o que plantamos. Não jogue lixo, jogue sementes”.
[soliloquy id=”334160″]
Com sua fanfarra, a Escola Toneza Cascaes apresentou as Belezas e Encantos de Orleans através de quadros com pontos turísticos do município. A escola também apresentou seus formandos e os alunos da Educação Integral. Em seguida, a Associação Atlética Orleans foi representada por alguns jogadores.
[soliloquy id=”334161″]
As escolas municipais também trouxeram temas relevantes. A Escola Ranchinho apresentou os pontos turísticos de Orleans e a cultura dos imigrantes que formaram a cidade. Os alunos da Escola Martha Cláudio Machado, por meio de fantasias, incentivaram o uso da água com sabedoria. A agricultura, apicultura e avicultura foram apresentado pela Escola Padre Ludgero Waterkemper. A Escola do Oratório mostrou o tema “Quem ama deixa voar”. Com gaiolas enfeitadas, os alunos ressaltam que o lugar de ave silvestre é na natureza.
[soliloquy id=”334162″]
A Escola Estadual Samuel Sandrini apresentou sua fanfarra e fez um espetáculo para o público por meio da dança e de músicas. A escola também trouxe a causa “S.O.S. Natureza – Pare, Pense, Reflita”. A escola municipal Otto Pfützenreuter apresentou a árvore símbolo de Orleans, a Mangá da Serra. Já a os alunos da Escola Hilsa Pedoni falaram sobre a poluição e seus efeitos nos humanos.
[soliloquy id=”334163″]
A Escola Lauro Pacheco dos Reis fez o pedido “Chega de Desmatar”, e deu destaque aos índios. A Escola Leopoldo Hannoff se manifestou contra a extração de carvão usando a frase “Nossa escola grita xô carvão”. O Centro Educacional Meta trouxe o tema “Jardim do Valores – Cultive seu Jardim”. O colégio também fez uma apresentação de dança ressaltando a preservação ambiental. A Escola Estadual Costa Carneiro apresentou produtos coloniais de Orleans.
[soliloquy id=”334165″]
O desfile continuou com a Febave apresentando o novo Colégio Unibave, o Museu ao Ar Livre, a Escola Barriga Verde, a fanfara em parceria com a Apae, o Hospital Veterinário e os cursos de graduação da Unibave.
[soliloquy id=”334166″]
Logo após as princesas da Festa do Colono de 2018 abriram caminho para a passagem das entidades sociais, empresariais e públicas. Entre elas estavam o Departamento Municipal de Esporte, o Rotary Club, a Fundação Hospitalar Santa Otília, o Movimento Orleans Viva, a Associação Empresarial de Orleans, a Famor, o Proart, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CTG Orleans.
Junto com as entidades, marcou presença a Dona Nilza, de 106 anos, mesma idade da emancipação política administrativa de Orleans. Sentada em um Ford Phaetom, Dona Nilza acenou para o público.
[soliloquy id=”334167″]
Confira mais fotos do desfile das entidades:
[soliloquy id=”334168″]