Em virtude da transição de governo, as dispensas dos cargos comissionados na prefeitura de Tubarão já começam a ser realizadas
Cerca de 50 pessoas, que ocupavam cargos comissionados na prefeitura de Tubarão, foram exoneradas ontem. A medida já estava prevista no plano de ações do atual gestor, Pepê Collaço (PSD). Quando assumiu a administração da cidade, no fim de junho, ele implantou um modelo de governo econômico e cortou metade das funções comissionadas, além de ter enxugado o número de secretarias.
Hoje, a prefeitura possui cerca de 2,5 mil funcionários, entre comissionados, concursados, estagiários e temporários. Com o ano eleitoral e a transição de gestão, a exoneração dos comissionados é comum, até porque o ano precisa fechar dentro das metas fiscais e é preciso entregar um sistema de governo compacto, o que proporciona maior praticidade na hora do novo prefeito montar o quadro de profissionais.
Até o fim deste ano, novos cortes de pessoal serão realizados conforme o andamento de obras e projetos forem concluídos. O secretário de gestão da prefeitura, Douglas Boneli, adianta que a ação faz parte de um planejamento prévio que já havia sido antecipado entre o fim de junho e começo de julho.
“Em reunião com os secretários, o prefeito fez um levantamento de quais setores poderiam ter cargos cortados sem prejudicar o andamento dos serviços. Esses cargos comissionados foram liberados de suas funções porque os projetos e ações em que estavam envolvidos já estão concluídos”, confere Douglas.
O enxugamento da máquina pública visa ainda concretizar o plano do prefeito em relação à economia projetado no começo deste semestre. “Não é uma ciência exata, mas apesar disso, se tudo ocorrer como o planejado, chegaremos em dezembro com uma economia muito superior aos R$ 5 milhões previstos no início da gestão”, prevê o secretário.
Cortes não atrapalham os serviços
Os cortes de pessoal na prefeitura de Tubarão não irão atrapalhar o andamento dos serviços à população. Isto porque, a dispensa de comissionados foi feita com base em um levantamento. Foram demitidos trabalhadores que ocupavam funções secundárias, ou que estavam a frente de ações já concluídas, por exemplo.
Notisul