Ponte foi inaugurada em 1882 e desativada em 1934
Uma senhora de 130 anos, a ponte férrea de Laranjeiras, em Laguna, guarda viva a história da economia da região. Monumento às margens da BR-101 remonta a um passeio na época em que a estrada de ferro Dona Tereza Cristina servia para o transporte de carvão e passageiros no Sul do Estado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esteve reunido com o governo municipal e o Iphan para tratar sobre a doação da ponte, em Cabeçudas, para Laguna. A estrutura já é um bem tombado pelo município. Depois que a ferrovia foi privatizada, em 1997, o Departamento ficou com o patrimônio da ponte. Antes, na década de 1980, tentativas e vender a estrutura metálica através de leilão foram realizadas, sem êxito. Inaugurada em 1882, integra a ferrovia entre a região de Lauro Müller e Imbituba, tem uma estrutura de 1.480 metros de extensão sobre a Lagoa Santo Antônio. Foi desativada em 1934.
Segundo matéria do Diário do Sul, a intenção é preservar o espaço, mantendo viva a história. De acordo com o prefeito Célio Antônio, “o Iphan tem um projeto básico de restauração e vai ajudar o município neste trabalho”. Agora, serão realizados os trâmites para oficializar a doação da ponte.
A poucos metros do monumento, a modernidade vai levantar uma obra de 2,6 quilômetros, a ponte Anita Garibaldi, mostrando um paralelo do tempo, tornando o local ainda mais atrativo para a região.