A Prefeitura de Tubarão vai manter as estruturas de diversas secretarias em prontidão na noite desta quarta-feira, 30, e madrugada e manhã de quinta-feira, dia 1º de dezembro, para atender eventualidades causadas pelas fortes chuvas.
A medida foi estabelecida em uma reunião entre o prefeito Joares Ponticelli, o vice-prefeito Caio Tokarski, o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Djalma Alves e gestores de diversas pastas.
A avaliação é de que, no momento, a situação do município é de segurança. Às 18h27 o nível do Rio Tubarão estava 2,97 metros acima do normal, segundo a Plantar Agronomia, ainda na condição de atenção, mas não de alerta. Pouco antes das 19h a precipitação em Tubarão já era de 120 mm, 10 mm a mais do que a média histórica para o mês de novembro inteiro.
Segundo o gestor-coordenador Djalma Alves, a previsão do tempo para Santa Catarina para a madrugada desta quinta-feira é de que a chuva passe a ocorrer em intensidade cada vez menor.
“Teremos no litoral chuva fraca a moderada, mas na madrugada não mais com a intensidade que tivemos ao longo do dia”, ressaltou.
Djalma lembrou que o limite máximo do nível do Rio Tubarão para sair da calha e transbordar é de cerca de 7 metros na área central e 6,40 metros na região do Bom Pastor, São João e Madre.
Escolas
A estrutura da rede de Ensino continuará operando normalmente na quinta-feira, dia 1º, exceto os Centro de Educação Infantil (CEIs) Mário Bressan e Chapeuzinho Vermelho. A orientação aos pais que estiverem em dúvida quanto a mandar os filhos para a escola é de que entrem em contato com a diretora para saber da situação de cada unidade.
Saúde
Já na estrutura da Saúde, na manhã desta quinta-feira a Fundação Municipal de Saúde fará uma avaliação minuciosa para saber se todas as UBSs podem atender normalmente ou se alguma estará indisponível. Algumas não puderam atender nesta quarta-feira por conta dos alagamentos na parte interna ou nos arredores da unidade.
Além da Defesa Civil, também estarão de prontidão as secretarias de Agricultura, Serviços Públicos e Infraestrutura, que podem utilizar máquinas e caminhões, e a secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio para intervir no trânsito.
Emergência
Qualquer emergência deve ser notificada à Defesa Civil, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros no 193