“O que estamos presenciando hoje é o ponto de partida do que poderá ser Orleans, em termos de inovação, daqui 20 ou 30 anos”, assim definiu o pró-reitor administrativo do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) Dimas Rocha, sobre o termo de fomento que repassa a prefeitura de Orleans para a Instituição. O recurso, totalizado em R$ 100 mil, vai servir para investimento na Incubadora Inventa.
A parceria servirá para ampliar a estrutura física da Incubadora que tem como objetivo, incentivar o empreendedorismo e a inovação entre alunos e demais empreendedores do município de Orleans. Os exemplos de inovação já estão aparecendo. Caso do projeto do empresário Marcelo Dalazen, que vem desenvolvendo um produto que controla a rastreabilidade para os barris da Cervejaria Big Jack, e vem chamando a atenção de empresários de outros ramos que encontram o mesmo problema com equipamentos.
Para o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, a cidade caminha a passos largos em um objetivo comum que é melhorar a qualidade de vida de seus moradores. “Orleans tem tudo para ser referência em inovação e já estamos com certeza, no caminho certo, pois temos Universidade; câmeras de videomonitoramento; fibra ótica levando internet rural à 70% do nosso interior; temos o DEL que cuida do Desenvolvimento Econômico Local; estacionamento rotativo e inteligente; e agora a Incubadora Inventa que prevê inovações para mais de 20 anos”, diz.
Associação de Inovação de Orleans
No mesmo ato de assinatura do repasse, aconteceu a fundação da Associação de Inovação de Orleans. Objetivos são de gerir de forma participativa os recursos, trazer para Orleans um centro de inovação e assumir a governança do ecossistema vem se estabelecendo no município. Para a primeira diretoria formada o presidente será o professor Dimas Rocha do Unibave. O vice-presidente será o empresário Eder Mazzuco, como secretário assume o professor Nacim Miguel Francisco Junior, e o tesoureiro o presidente da CDL e empresário Marcelo Dalazen.
Via Unibave