O Plano é um documento que representa a política de gestão e as ações que se pretende desenvolver na área nos próximos anos
A Administração Municipal de Orleans assinou na tarde da última sexta-feira (11) um convênio com a Universidade Barriga Verde (Unibave) para que o município trace o Plano Municipal de Turismo. O documento vai orientar as políticas públicas para o segmento, bem como a aplicação de recursos para o município nos próximos anos. O valor do convênio é de R$ 23.800 e o prazo de vigência é de quatro meses.
O Reitor da Universidade, Élcio Willemann, explica que o trabalho terá a coordenação dos museólogos da Universidade que vão elaborar um cronograma de ações, com avaliações e pesquisas, integrando a comunidade e lideranças em sintonia com a administração municipal. “Me parece que esse é o momento de envolver a comunidade com contribuições para elaborarmos o nosso plano”, explica Willemmann.+
Para que o plano seja o norte para as tomadas de decisões e execução de projetos pela prefeitura na área do turismo, o Executivo convida a população a participar da elaboração do documento. Isso vai “reunir os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística em Orleans”, comenta o vice-prefeito Mario Coan, entusiasta da ideia.
Ao investir no potencial turístico de Orleans, o prefeito Jorge Koch diz que já é possível apontar alguns fatores determinantes para o turismo. “Precisamos levantar dados e segmentos que envolvem o turismo local. A gente entende que o turismo em nossa cidade vai trazer gente e fazer movimentar a economia. Vamos promover segmentos importantes como o turismo rural, cultural, gastronômico e o turismo de aventura, que envolve as nossas belezas naturais, como a Encosta da Serra com toda a sua história”, pontua o chefe do executivo.