Poder Executivo

Prefeitura de Lauro Müller alerta para escassez de água e orienta para consumo consciente

Foto: Guilherme Hahn

A Administração Municipal de Lauro Müller volta a fazer o alerta para a escassez de água. No distrito de Guatá, onde o abastecimento é de responsabilidade do Município, a orientação é para o consumo consciente.

O intendente Antonio Carlos, popularmente conhecido como Lageado, explica que o volume de chuva registrado nos últimos meses é baixo e não tem sido suficiente para manter o rio cheio. “São duas redes de captação. Uma delas está trabalhando normalmente, com 100% da capacidade, mas a outra tem apenas entre 30% e 40%. Para funcionar normalmente, precisa das duas”, explicou.

Por isso, segundo ele, medidas estão sendo tomadas e o abastecimento é interrompido quando necessário. “Nosso abastecimento funciona por gravidade. Se a caixa da localidade do Barreto não trabalhar cheia, ela não tem força para levar água para lugares altos. Então, a partir desta semana, passamos a fechar o registro que distribui para a população até que a caixa encha. Isso leva entre quatro e cinco horas. Quando enche, liberamos. Quando ela esvazia, fechamos. Isso será feito sempre que necessário, até que a situação se normalize”.

No local, há aproximadamente 1,5 mil famílias residentes, três aviários e duas mineradoras. Além disso, há também uma indústria de refrigerantes instalada. No empreendimento, um acordo foi feito entre a intendência e os proprietários. “A fábrica de refrigerantes tem um alto consumo de água. Colocamos um registro na rede deles e estamos monitorando. Pela manhã, nós fechamos e só abrimos à noite. Durante o dia, a empresa utiliza o próprio reservatório”, informou Lageado.

O intendente enaltece a importância do apoio da comunidade. Um trabalho de conscientização tem sido feito nas residências e estabelecimentos comerciais com o intuito promover um engajamento coletivo. “Faz aproximadamente 120 que não chove o suficiente, o rio está seco. As chuvas registradas amenizam durante uma semana, mas depois a situação volta a ficar complicada. Se não houver economia, vamos ficar sem água”, alertou.

Orientações para diminuir o consumo de água:

• Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água;

• Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba;

• Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

• Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque;

• Só ligue a máquina de lavar louça ou lavar roupa com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia;

• Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água;

• Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. Em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel;

• Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;

• Molhe o jardim com regador sempre ao amanhecer ou à noite, assim as plantas aproveitarão melhor a água. Regar nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação;

• Não jogue água nas ruas;

• Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

 

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.