Com uma dívida em torno de R$ 1,2 milhão com a Serrana Engenharia, empresa que administra o aterro onde o lixo de Laguna é depositado, referente somente a 2015, e mais alguns débitos de 2016 com a companhia, a prefeitura da Cidade Juliana busca soluções para que a coleta de lixo não pare no município.
Segundo moradores, sem ter onde depositar os resíduos, caminhões fazem fila na porta do aterro e pararam de coletar o lixo. De acordo com a direção da Serrana Engenharia, o problema que fez a empresa fechar as portas do aterro nos últimos dias foi resolvido ontem e a situação já estava normalizada.
As reclamações de moradores, porém, indicam que o problema tem se repetido. Reclamações sobre a falta de coleta de lixo em alguns bairros de Laguna também foram feitas em julho e no começo do mês, e a prefeitura na época confirmou que havia um problema com o pagamento da Serrana.
“É recorrente. Uma hora a coleta se normaliza, aí ocorre um novo problema com o aterro e para tudo de novo. O lixo fica se acumulando nas ruas”, disse um morador.
Ontem, o secretário da Fazenda, Administração e Serviços Públicos, Henio Marcelino Cardoso, confirmou que a prefeitura de Laguna tem uma dívida que ultrapassa R$ 1 milhão com a Serrana, referente aos serviços prestados em 2015. “Estamos aguardando créditos futuros para regular essa situação”, afirmou Henio.
Sobre o problema do fechamento do aterro ontem, o secretário afirmou que ocorreu em função de que a prefeitura havia se comprometido em fazer o pagamento de um parcelamento no valor de R$ 50 mil para a Serrana, na sexta-feira, e este foi feito somente ontem. “Já fizemos o pagamento e a empresa já regularizou o serviço”, garantiu o secretário.
Com informações do Jornal Diário do Sul