Treinamento iniciou nessa terça-feira (8) e segue até quarta-feira (9), no Paço Municipal Marcos Rovaris.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, está promovendo uma capacitação de atendimento pré-hospitalar (APH – Tático) para órgãos de segurança e saúde da região Sul. O curso iniciou nessa terça-feira (8) e segue até quarta-feira (9), das 13h30 às 17h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Com carga horária de aproximadamente 16 horas, o treinamento iniciou com a parte teórica baseada em protocolos voltados para o atendimento pré-hospitalar, utilizados nos Estados Unidos pelas melhores equipes do ramo. A Polícia Civil já usa estes protocolos no seu curso de formação inicial. A preparação realizada é para situações de policial ferido ou vítima decorrente de arma branca ou de fogo.
Segundo o agente da Polícia Civil/Saer, Marcelo Esperandio, os protocolos aplicados são interdisciplinares. “Utilizamos disciplinas diferentes para compor o todo. Trabalhamos aspectos legais, como legislação e balística aplicada ao atendimento. É preciso entender a origem do dano para poder atender a ocorrência. O curso também aborda o comportamento da munição, por meio de barreias intermediárias de alvos biológicos, se essa munição é efetiva ou não. Além de falar de alguns mitos da arma de fogo. Simplificamos o processo dos protocolos, mostramos os equipamentos utilizados e fazemos a aplicação efetiva desse material”, explica.
De acordo com o gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Feuser, a parte da prática do curso consiste em um cenário de simulação para aplicação do conhecimento adquirido. “Amanhã, às 13h30, será feito o simulado, com armas branca e fuzis de airsoft no jardim do Paço Municipal Marcos Rovaris, como forma de treinamento, juntamente com o helicóptero do Saer. A pratica irá gerar muito barulho, mas a população não precisa se preocupar”, salienta.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve presente na capacitação. “São minutos que fazem a diferença para salvar a vida das pessoas. Participar deste treinamento, integrar as experiências e o conhecimento é de extrema importância”, comenta o prefeito.
Os órgãos que também estão participando da capacitação são: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Defesa Civil, Ministério Público, 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Polícia Federal, 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Polícia Militar e Hospital São José (HSJ).
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma