Mais de 18 agricultores receberam a ajuda nos últimos três meses
A estiagem causou espanto e muitos transtornos aos produtores agrícolas da região de Criciúma. Devido aos estragos causados pela falta de chuva o Governo do Município, através da Gerência de Agricultura, está realizando a limpeza dos açudes existentes, e ainda a ampliação e criação de novos açudes, para que os agricultores possam encarar possíveis períodos de seca que possam surgir nas próximas safras.
Segundo o gerente de Agricultura do Município de Criciúma, Salomão Roman da Silveira, mais de 18 agricultores receberam a ajuda nos últimos três meses. “O objetivo é armazenar um grande volume de água quando chover” explica.
Em visitas feitas às propriedades rurais, juntamente com o gerente de Agricultura, a coordenadora da Defesa Civil Ângela Melo, destacou o estado precário dos açudes. “Com a falta de chuva eles optam pelo sistema de irrigação feito com a água dos açudes. Mas com esta escassez eles ficaram sem opção”, diz.
A agricultora Salete Gunslinski aproveitou para criar mais um açude em sua propriedade. “Muitos agricultores estão sofrendo com esta seca, a prefeitura prometeu que ajudaria e está cumprindo. Isto é muito bom para nós”, comenta.
A Gerência possui atualmente 19 equipamentos para dar suporte aos agricultores. Entre eles dois tratores, uma colhedora de forragens, uma enxada rotativa com canteirador e uma roçadeira agrícola traseira.
Jessica Rosso/Decom Prefeitura de Criciúma