Intuito do encontro foi tratar sobre medidas de fortalecimento do combate à Covid-19 no município
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, receberam representantes do hospital São José e da Unimed no Paço Municipal Marcos Rovaris, na tarde desta quinta-feira (18). O encontro, que também contou com profissionais da área farmacêutica da prefeitura, tratou sobre medidas de fortalecimento do combate à Covid-19.
Um dos assuntos debatidos foi o baixo estoque de medicamentos específicos em hospitais de Criciúma. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, o problema está ocorrendo em todo território nacional durante a pandemia. “Estamos buscando entender o que está ocorrendo no país e levantando possibilidades de fazer com que esses remédios cheguem o quanto antes na cidade”, destacou Casagrande.
Segundo informações repassadas pelos representantes dos hospitais, os medicamentos com baixo estoque são o Pancurônio, o Fentanil, o Atracúrio e o Cis-atracúrio. “Os hospitais se precaveram, mas o alto consumo e baixa oferta no país, nos traz essa preocupação e necessidade de discutirmos sobre esse assunto”, frisou o secretário Municipal de Saúde.
Ao fim do encontro, foi decidido que o Município buscará uma reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), no intuito de buscar meios de auxiliar os hospitais da cidade.