Um investimento de R$ 33.600,00.
Instaladas em um ambiente aberto, ao ar livre, gratuito e integrado à comunidade, as academias de ginástica são um verdadeiro atrativo e opção para a prática de atividades físicas. No município de Cocal do Sul, nove academias atendem a comunidade, dessas seis receberam reforma e manutenção completa e estão sendo reinstaladas. Um investimento de R$ 33.600,00.
A academia localizada na Avenida Chapecó, no bairro Jardim Elizabeth foi uma das primeiras a serem entregues. Para a auxiliar, Vanuza F. Dias a academia é sinônimo de qualidade de vida. “Eu pratico todas as manhãs, durante uma hora. É diferente de ir para a academia fechada. Aqui temos as mesmas funções com os equipamentos. Eu gosto muito, relaxo e ajuda a minha saúde. Só para ter uma noção do quanto me faz bem, eu comecei em janeiro a praticar e até agora emagreci 16 quilos fazendo os exercícios diariamente e cuidando da alimentação”, avalia a moradora. As academias que estão recebendo a reforma estão localizadas nos bairros Jardim Elizabeth (concluída), Cristo Rei (finalizando), Campo Municipal (Monte Carlos, concluída), Ginásio de Esportes (Jardim Itália, concluída), Vila Nova e Brasília (em fase de manutenção).
Conforme o prefeito Ademir Magagnin, na maioria dos casos, os aparelhos estavam danificados e quebrados pela falta de cuidado e vandalismo. “As academias ao ar livre são um patrimônio público que estão à disposição da comunidade. Nós precisamos preservar para que todos possam ter acesso e benefícios esperados”, afirma. Com foco principal na terceira idade, as academias ao ar livre contam com um ambiente agradável e, na maioria das vezes, arborizado para realizar as atividades físicas, que contribuem para trabalhar o corpo e fortalecer a musculatura.
“Eu coloquei muita fé na academia ao ar livre, pois aliviou as minhas dores. Minha esposa sempre me acompanhou e senti falta quando tiraram para reformar. Chequei a ir praticar no município vizinho duas vezes. Agora com tudo novinho, é hora de recomeçar. A academia é um remédio para as minhas dores e recomendo para todos”, relata o aposentado, Vidal Souza, de 73 anos.
Os aparelhos inseridos nas academias ao ar livre são os mesmos, e contam com um painel explicativo, próximo ao local de realizar os exercícios, a fim de ajudar as pessoas a entenderem como fazer a atividade da maneira correta, sem riscos para coluna e diminuindo a possibilidade de torções. Os exercícios são os mais variados, entre eles alongamento, simulador de caminhada, remador, agachamento, entre outros.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul