Geral

Prefeitura ameaça rescindir contrato de abastecimento com a Casan

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Laguna

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Laguna

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (12) entre o Governo Municipal, Casan e Confer marcou o ponto de partida para a solução dos problemas que a cidade vem enfrentando com o alagamento de inúmeras ruas quando chove, causado pela obstrução de redes de drenagem pluvial.

Se não for solucionado a prefeitura irá “rescindir o contrato de abastecimento de água em Laguna com a Casan”, disse o secretário de obras Renato de Oliveira, em nome do prefeito Everaldo dos Santos, que não pode participar do encontro.

Com a ameaça da rescisão do contato, o governo pretende encontrar uma solução por parte da Casan, pois a mesma é a responsável pela contratação e gerenciamento das obras de saneamento básico que estão sendo realizadas pela Confer no município.

“Depois que a Confer começou a abrir as ruas da cidade para fazer os trabalhos na rede de esgoto os pontos de alagamentos aumentaram. Não estão fazendo o serviço de recolocação do pavimento e das bocas de lobo da forma correta”, destacou Oliveira.

A moradora do bairro Vila Vitória, localidade que concentra a maioria das reclamações, Júlia Guedes conta que a comunidade nunca ficou numa situação tão precária. “As ruas estão um caos, o esgoto está voltando. Ninguém aguenta mais”, desabafa.

Com 65% da obra de saneamento executada, a Confer já recebeu notificações da prefeitura e desde então o problema continua. A partir desta sexta-feira (13) um fiscal do município realizará notificações em todas as ruas abertas pela empresa e que apresentam problemas. A Secretaria de Planejamento elaborou um relatório enumerando os locais onde será necessário reposição de asfalto e bocas de lobo.

“Nós concordamos com a cobrança pela qualidade do serviço prestado pela Confer, mas não acredito que a melhor solução seja repassar a responsabilidade de abastecimento de água para o município pois isso irá acarretar em privatização. Vamos ter uma reunião com a presidência da Casan em Florianópolis e vamos encontrar o mais rápido uma solução” disse o chefe da Casan em Laguna, Renato Lopes Vieira.

Em relação à rua Aderson Remor, na região dos Molhes, o prefeito afirmou que irá solicitar que a recolocação do pavimento seja refeita. “A reclamação dos moradores está grande. O trabalho foi mal feito e as lajotas foram colocadas da forma errada”, salientou o secretário de obras.

Relação de ruas com pontos de alagamento, onde a Confer já realizou o trabalho na rede de esgoto:

Avenida Getúlio Vargas

Rua Prefeito Guimarães Cabral

Avenida Calistrato Muller Salles

Avenida Colombo Machado Salles

Rua Comandante Moreira

Rua Monsenhor Gilbert

Travessa Grão Pará

Rua Aderson Remor

A maioria das ruas do bairro Vila Vitória

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna