O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e de Nova Veneza, Rogério Frigo, juntamente com a direção do Consórcio Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC), assinaram na tarde desta segunda-feira, 13, a entrega da ordem de serviço para construção do pavilhão, da subestação de energia elétrica e do cercamento do terreno da Usina, para a empresa VM Engenharia e Construtora Ltda. O valor total da licitação foi de R$ 981.324,67.
O terreno tem 12 mil m², está localizado no bairro São José, no município de Forquilhinha. A Usina de Asfalto do CIM-AMREC vai atender os municípios de Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza e Maracajá, e é resultado do convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa SC Mais Asfalto, com investimento de R$ 8,7 milhões.
Além das obras que iniciam com a entrega da ordem de serviço, já foram adquiridos equipamentos por licitação, totalizando 19 itens, como o equipamento que produz o pavimento, os tanques de emulsão, três caminhões, fresadora, pá carregadora, vibra acabadora e equipamento de pintura asfáltica.
Considerado um marco para Maracajá e para os demais municípios, a usina de asfalto tem a capacidade de produção 120 toneladas por hora. E consequentemente, trará redução de custos e maior agilidade na produção de asfalto.
“Estamos realizando diversas ações de revitalização da malha viária do município e a usina será fundamental para dar andamento neste processo. Com a produção própria de asfalto, além de economizar, o processo de celeridade do asfalto é maior, dando conta de atender mais bairros e com um asfalto de qualidade”, disse o prefeito Anibal Brambila.
Brambila salientou que em breve a Usina estará em funcionamento e Maracajá irá viver uma nova fase, de desenvolvimento e modernidade. “Será mais uma conquista para o nosso município. Estamos aguardando ansiosos a conclusão da obra de instalação da Usina”, finalizou.
Para o presidente do CIM-AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, os trabalhos seguem buscando o desenvolvimento regional. “Estamos promovendo o desenvolvimento para região carbonífera com a usina de asfalto, os trabalhos com a escavadeira, o Sarasul e o certificado do SISBI. São ações conjuntas com os municípios, que diminuem os custos e agilizam os trabalhos, proporcionando realizar mais com menos”, destaca o Fernando.
Presença
Além do prefeito Brambila, acompanharam a entrega da ordem de serviço a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, o diretor de Obras, João Pedro Rizzotto, o vereador João Rocha e o vereador licenciado, Rodriguinho.