Uma das propostas trata de um convenio regionalizado para a manutenção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Os prefeitos da AMREC foram convidados a conhecer a Central de Merenda Escolar de Criciúma, onde almoçaram acompanhados de lideranças empresariais da região e da promotoria pública.
O motivo do encontro foi a proposta de firmar convênios para a regionalização de ações em torno questões que são comuns a todos os municípios. Uma das propostas trata de um convenio para a manutenção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que já está em funcionamento em Criciúma. A proposta é de que o CCZ venha a atender a demanda de todos os municípios, mediante o rateio das despesas entre as prefeituras.
Outra proposta com o mesmo conteúdo trata do recolhimento de pneus inservíveis. A intenção é de unificar a coleta e destinação final dos pneus, como forma de unificar os procedimentos na região, bem como de conseguir uma melhor negociação na hora da venda do material.
Outra proposição apresentada durante o encontro trata da unificação da política de incentivos fiscais entre os municípios da AMREC. A preocupação, inclusive de lideranças empresariais presentes na reunião, como o presidente da Acic, Olvacir Bez Fontana e do vice-presidente da Regional Sul da Fiesc, Diomicio Vidal é de uma guerra fiscal entre os municípios acaba por prejudicar a economia como um todo e a própria população.
Uma comissão chefiada pelo Diretor Executivo da AMREC Eno Steiner, vai preparar nos próximos dias uma série de projetos de lei e decretos para servirem de modelo a todos os município, a fim de facilitar os trâmites burocráticos. A intenção é de realmente facilitar a unificação cada vez maior entre os municípios da região.