O prefeito Murialdo Canto Gastaldon sancionou na noite dessa quinta-feira (27), durante o 3º Fórum de Cultura, a Lei 3.520 que cria o Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) e destina até 0,5% da receita corrente líquida anual à Fundação Cultural de Içara. A finalidade do fundo consiste na prestação de apoio financeiro a projetos que visem fomentar e estimular a produção artística e cultural do município de Içara.
A presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski, destaca que "as disponibilidades do Fundo Municipal de Cultura serão destinadas a projetos mediante editais nas seguintes áreas: Música; Artes cênicas; Cinema e Fotografia; Literatura; Artes Plásticas; Folclore, cultura popular e artesanato; Patrimônio Cultural; Biblioteca; Arquivo, pesquisa e documentação; Dança. Foi uma conquista da Fundação Cultural de Içara e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Içara. A cidade ganha mais produção artística e cultural mediante a criação do fundo"
O fórum aconteceu no auditório da Cooperaliança, onde na oportunidade artesãos, músicos, bailarinos, artistas plásticos, escritores, associações culturais, entidades e comunidade em geral discutiram a identidade cultural do município. O encontro foi mediado pela museóloga e historiadora Luana Mendes. O evento também contou com a apresentação da aluna Gisele Luciano, da oficina de violão.