A convite dos vereadores Valmir Cesconetto e Ronaldo da Silva, ambos do PP, esteve participando de sessão extraordinária na Câmara Municipal de Lauro Müller na noite desta segunda-feira (1), às 19h, o prefeito da cidade Fabrício Kusmin Alves (PSD).
Além de explanar sobre as ações e obras de seu governo, nesses quase dois anos de administração, Fabrício respondeu aos questionamentos e dúvidas dos vereadores.
A sessão de duas horas, tempo estipulado pelo Regimento Interno da Casa, precisou ser prorrogada por mais meia hora, para que as perguntas e dúvidas fossem respondidas e esclarecidas pelo chefe do executivo lauromüllense.
Entre suas principais ações e obras, Fabrício destacou na área da saúde a reforma da antiga ambulância do Samu, que passou a servir o Hospital Henrique Lage; instalação do novo aparelho de ultrassonografia; reforma da unidade de saúde de Guatá; instalação da nova base do Samu e implantação do CAPS.
Ainda sobre na saúde o prefeito registrou o número de atendimentos feitos no Hospital Municipal Henrique Lage, destacando que atualmente uma média de 1,6 mil pessoas buscam a urgência e emergência do hospital. Informou que do início do ano, até o momento, já foram realizados cerca de 6 mil exames de raio-x e uma média mensal de 180 ultrasonografias. Os números também mostram uma média de 12 partos por mês no Henrique Lage.
Porém, segundo o prefeito a situação financeira do hospital é delicada, pois o que é arrecadado através do Sistema Único de Saúde – SUS está bem aquém do montante de recursos necessários para manter o Henrique Lage aberto. “A despesa mensal do hospital é de R$ 280 mil. Desse valor o SUS só cobre 25% o outro 75% a prefeitura precisa bancar, pois do contrário o hospital fecha”, informou Fabrício.
O chefe do executivo destacou ainda outras conquistas para Lauro Müller, como a aquisição de uma retroescavadeira e de um trator para a agricultura, implantação de sistema de boletos para cobrança dos serviços da agricultura, criação da Lei do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, apoio para a realização de eventos esportivos na Serra do Rio do Rastro, como o Mizuno Uphill Marathon, Desafio de Ciclismo e Drift, instalação de academias ao ar livre, aquisição de 11 veículos e equipamentos com verba do Fundam, aquisição de mais de mil uniformes, aquisição de dois novos ônibus, um deles com plataforma de embarque para cadeirantes e ampliação do Sistema Positivo nas escolas municipais.
O relacionamento entre Fabrício e o vice-prefeito Ramiris Fontanella, que anda abalado já faz algum tempo, foi uma das perguntas que o chefe do executivo teve que responder. “No início da administração eu coloquei uma sala a disposição dele. Dos meus compromissos assumidos em campanha, mesmo sem ajuda dele eu e minha equipe estamos honrando. Não me vai fazer falta qualquer tipo de relacionamento, pois eu procuro enxergar para frente com positivismo para ajudar a desenvolver Lauro Müller”, pontuou Fabrício.
Ao final de sua participação Fabrício entregou a cada vereador um exemplar do livro que conta a história de Lauro Severiano Müller, estadista que emprestou seu nome ao município de Lauro Müller.
Confira nos áudios abaixo a sessão na íntegra.
[soliloquy id=”99498″]