Serão 11 secretários com a missão exclusiva de efetuar uma gestão técnica, de transparência e eficiente
O prefeito e o vice eleitos de Tubarão, os petistas Olavio Falchetti e Akilson Machado, apresentaram a equipe que irá compor a administração 2013/2017. O critério de escolha dos secretários foi técnico, todos têm formação na área em que atuarão. Novas secretarias foram criadas e outras desmembradas e agregadas. Conforme Olavio, a meta é fazer uma administração enxuta e eficiente. Portanto, a nova gestão terá menos quantidade de cargos comissionados.
Os secretários foram formalmente apresentados ontem, no fim da tarde, durante reunião no hotel San Silvestre. Ao todo, 11 profissionais irão compor a linha de frente. “A base da nossa administração é formada por ética, justiça e transparência. Montamos um time com a promessa de trabalhar em conjunto para buscar a transformação da cidade”, enaltece Olavio.
Após assumirem o mandato, todos os gestores terão o compromisso de visitar os bairros mensalmente. “Com isso cada um terá a exata visão do que as pessoas precisam. Para isso é preciso que vivenciem a realidade. Nada de ficar atrás de mesa”, antecipa o prefeito eleito.
O vice Akilson Machado reforça o propósito de Olavio sobre o trabalho em equipe. “Terei voz e vez ao lado do prefeito. Quem tem a caneta é o Olavio, mas as ações serão conjuntas”, avisa.
“Sei do que as pessoas necessitam na área da saúde”
Entre as prioridades da nova administração de Tubarão está a saúde. Para o prefeito e vice eleitos, Olavio Falchetti e Akilson Machado, esta é a área que mais necessita de mudanças. Quem vai assumir a pasta é o médico Gustavo Dassoler da Silva. Ele diz que já planeja as primeiras ações e assegura que sabe da realidade da cidade. Gustavo atuou na rede municipal de saúde por cinco anos. “Ainda falta melhorar muito a qualidade no atendimento, o acesso a exames e medicamentos. O que facilita é que não estarei sozinho, ter o Akilson como braço direito vai facilitar muito”, elogia.
“A educação é um processo que nunca para”
Quem assumirá a secretaria de educação da prefeitura é a pedagoga Lúcia Helena Fernandes de Souza. Para ela, o setor gera expectativa de desenvolvimento rápido pela urgência dos fatos. Ela tem uma reunião marcada na próxima semana com a atual secretária, Rosimeri da Cunha Galvani, para acertar os detalhes da transição. Na pauta: o processo seletivo dos professores em caráter de contratação temporária e a situação das creches, que fecharão no fim deste mês. “A educação é um processo que nunca para, as pessoas sempre esperam atitudes antecipadas do secretário. Darei o meu melhor”, completa.
“Um dos meus desafios é organizar o trânsito”
Outra secretaria que requer atenção é a de segurança e patrimônio. Claudemir da Rosa assumirá a pasta e sabe o desafio que terá pela frente. O primeiro é a questão do estacionamento rotativo. “A empresa responsável pelo serviço (o consórcio Extran) espera contar com a atuação da Guarda Municipal, mas isso só será possível se o sistema operar 100%, o que não ocorre no momento”, antecipa. Outro ponto que ele dispensará atenção extra é o trânsito, avaliado como complicado pelo futuro secretária. “Pretendo, pelo menos, começara organizar o sistema para que a situação não continue como está: um caos”, reforça. Quanto a concessão do serviço de transporte público, Claudemir considera o assunto uma incógnita. “Já trabalho em conjunto com a futura procuradora geral (a advogada Patrícia Uliano Effting), para tentarmos fazer com que a licitação não ocorra este ano. Por isso, por enquanto, não tenho muito o que falar sobre este assunto”, resume.
Novos secretários
Secretaria de desenvolvimento econômico – Clair Teixeira de Souza.
Secretaria de segurança e patrimônio – Claudemir da Rosa.
Secretaria de desenvolvimento social – Jane Dal Bó Falchetti.
Secretaria da defesa civil e Fundação de Meio Ambiente – Rafael Marques.
Secretaria de urbanismo – Vânio de Freitas Júnior.
Fundação de cultura e esporte – José Acco Júnior.
Secretaria de governo – Matheus Madeira.
Secretaria de educação – Lúcia Helena Fernandes de Souza.
Secretaria de saúde – Gustavo Dassoler da Silva.
Secretaria da fazenda – Romilton Ribeiro Nunes.
Secretaria de gestão municipal – Euclides Magri.
Procuradoria geral – Patrícia Uliano Efting.
Controladoria – Luiz Gonzaga Cardoso.
Notisul